Escola de Engenharia da UMinho promove debate sobre o futuro do ensino superior
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) vai promover, no próximo dia 19 de novembro, o debate “Estratégias para o futuro do ensino superior”, que reunirá três personalidades de relevo do meio académico e científico: Alexandre Quintanilha, Olga Pombo e Luís António Santos.

© UMinho
A sessão está marcada para as 16h00, no edifício 1 do campus de Azurém, em Guimarães, com entrada livre, mediante inscrição prévia. A iniciativa insere-se nas comemorações do Cinquentenário da Escola de Engenharia e pretende promover uma reflexão alargada sobre os desafios e oportunidades que se colocam ao ensino superior em Portugal, num contexto de transformação tecnológica, social e institucional.
Três olhares sobre o ensino e o conhecimento
O painel contará com Alexandre Quintanilha, físico e investigador reconhecido internacionalmente, que tem dedicado grande parte da sua carreira ao estudo do stress oxidativo e da relação entre ciência e sociedade. Nascido em Moçambique, Quintanilha viveu na África do Sul e nos Estados Unidos, regressando a Portugal em 1991. Doutorado em Física, foi professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e na Universidade do Porto, onde ajudou a fundar centros de investigação e cursos multidisciplinares.Foi também deputado à Assembleia da República, onde se destacou pela defesa de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, e presidiu a diversas comissões nacionais e internacionais na área da ciência e da ética. Como costuma afirmar, teve “a sorte de conviver com pessoas muito inspiradoras”, algo que considera essencial para o progresso da ciência.
50 anos de Escola de Engenharia
O debate integra o vasto programa comemorativo dos 50 anos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que tem vindo a promover conferências, encontros e atividades científicas destinadas a refletir sobre o papel da instituição na formação e na inovação tecnológica do país.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 9, 2026
Guimarães iniciou esta sexta-feira, 09 de janeiro, o seu ano como Capital Verde Europeia 2026, com um programa que reuniu representantes da Comissão Europeia, membros do Governo português, autarcas e delegações de cidades europeias.
Janeiro 9, 2026
O Comando Distrital da PSP de Braga registou, entre os dias 6 e 9 de janeiro, várias ocorrências no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade.
Janeiro 9, 2026
A cerimónia tem início às 11h00 e decorre na Rua Paio Galvão, no edifício do antigo Mercado.
Janeiro 9, 2026
A Universidade do Minho apresenta, ao longo do mês de janeiro, uma exposição dedicada a Lu Xun (1831-1936), considerado o pai da literatura moderna da China.
Janeiro 9, 2026
A Câmara Municipal de Guimarães vai reunir na próxima segunda-feira, dia 12, para analisar e deliberar sobre um conjunto alargado de matérias que abrangem áreas como obras públicas, freguesias, serviços, transportes, atividades económicas e gestão financeira.
Janeiro 9, 2026
O treinador do Vitória de Guimarães, Luís Pinto, marcou presença esta sexta-feira na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques para fazer a antevisão da final da Taça da Liga, frente ao Sp. Braga, marcada para sábado, às 20h00, em Leiria.





