Substituição das Administrações das Empresas Municipais vai arrancar em breve em Guimarães
A Coligação Juntos por Guimarães vai avançar, nos próximos dias, com a substituição das administrações das empresas municipais. O processo tem início após a recente indicação dos representantes do Município nas Assembleias Gerais das empresas participadas, aprovada em reunião de Câmara.

© CMG
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, considerou, em declerações aos jornalistas no final da reunião de câmara de segunda-feira, dia 10, esta mudança “um processo normal”, sublinhando que os sucessores “já estão identificados” e que esta renovação acontece com “a tranquilidade e serenidade que estes processos exigem”.
“Hoje, o que deliberamos foi sobre os representantes da Câmara na Assembleia Geral das Empresas Municipais, neste caso, da CASFIG e da Empresa Municipal Vitrus”, explicou o autarca. “Na CASFIG, o representante será o vice-presidente, Eduardo Leite, e na Vitrus, o vereador Alberto Martins. Depois desta aprovação, será convocada, a breve prazo, a respetiva Assembleia Geral, onde serão indicados os novos administradores de cada uma destas empresas”, acrescentou.
Na reunião anterior, já tinha sido aprovada a designação do representante da Câmara na empresa Vimágua, o que permitirá também, “com brevidade”, a realização da Assembleia Geral para a aprovação dos novos administradores da Vimágua.
Ricardo Araújo salientou que o processo decorre de forma transparente e natural: “Há uma mudança do poder autárquico, e é normal que, com toda a serenidade, as administrações da maioria das empresas sejam alteradas. É um processo absolutamente normal. Só não acontecia tanto no passado porque o poder era o mesmo há 36 anos. Agora, como mudou, é natural que haja esta renovação.”
O presidente da Câmara garantiu ainda que os novos administradores estão já definidos e que seguirão as orientações da Câmara Municipal: “Na minha cabeça, estão muito bem identificadas as pessoas que irão integrar as novas administrações.”
Com este processo, a Coligação Juntos por Guimarães inicia uma nova fase na gestão das empresas municipais, reforçando o alinhamento com a estratégia política e de governação definida pelo atual executivo.





