Tomou posse o novo Conselho Intermunicipal da CIM do Ave

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) instalou esta terça-feira o seu novo Conselho Intermunicipal, na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro.

© CIM do Ave

Na primeira reunião do novo mandato, que se estende até 2029, foi eleito como presidente do Conselho Intermunicipal o autarca de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos. A vice-presidência será assegurada pelos presidentes das câmaras de Fafe e de Mondim de Basto, Antero Barbosa e Bruno Ferreira, respetivamente.

O Conselho Intermunicipal da CIM do Ave é composto ainda pelos presidentes de Câmara de Cabeceiras de Basto (Manuel Teixeira), Guimarães (Ricardo Araújo), Póvoa de Lanhoso (Frederico Castro), Vieira do Minho (Filipe de Oliveira) e Vizela (Victor Hugo Salgado). O Conselho Intermunicipal designou dois secretários: Guilherme Emílio, de Esposende, para o cargo de 1º secretário, e Sérgio Castro Rocha, ex-presidente da Junta de Freguesia de Ponte, para 2º secretário.

Com esta instalação, tem início um novo ciclo de cooperação intermunicipal, com o objetivo de reforçar o desenvolvimento integrado do território do Ave. Após a sua eleição, Mário Passos sublinhou o compromisso com o trabalho conjunto entre os municípios. “É uma honra assumir esta responsabilidade. Pretendo trabalhar em estreita colaboração com todos os municípios, promovendo o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial da nossa Comunidade Intermunicipal”, afirmou.

O Conselho Intermunicipal é o órgão deliberativo da CIM do Ave, reunindo os presidentes das câmaras municipais dos municípios associados. Entre as suas principais competências estão o planeamento estratégico, o desenvolvimento regional e a gestão de projetos de âmbito intermunicipal.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS