Guimarães Jazz encerra edição com concertos de excelência artística

O Guimarães Jazz aproxima-se do encerramento e reserva para esta sexta-feira e sábado um conjunto de concertos que prometem marcar a edição deste ano.

©DR

O festival termina amanhã, mas antes disso o público poderá assistir a propostas musicais distintas, todas no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), reunindo artistas de referência da cena jazz internacional.

A programação desta sexta-feira, 14 de novembro, arranca às 21h30, com o trio composto por Craig Taborn (piano e eletrónicas), Tomeka Reid (violoncelo) e Ches Smith (percussão e bateria). Conhecido pela abordagem inovadora e pela exploração de novas texturas sonoras, o trio apresenta-se em Guimarães com um projeto marcado pela improvisação e pela fusão entre música acústica e eletrónica.

O sábado, 15 de novembro, reserva três concertos ao longo do dia. O primeiro acontece às 16h00, com o Projeto Sonoscopia / Guimarães Jazz, que traz ao palco o trio Kvelvane – Østvang – Vermeulen, reforçando a aposta do festival na improvisação livre, na experimentação musical e em projetos colaborativos.

Segue-se, às 18h00, o concerto do Alex Hitchcock Quintet, liderado pelo saxofonista britânico Alex Hitchcock. A formação — Dave Adewumi (trompete), Will Barry (piano), Ben Tiberio (contrabaixo) e Ananda Brandão (bateria).

O Guimarães Jazz encerra oficialmente no sábado à noite, às 21h30, com um dos momentos mais aguardados desta edição: Danilo Pérez sobe ao palco acompanhado pela Bohuslän Big Band. O pianista panamiano junta-se à orquestra sueca, numa fusão entre sofisticação orquestral e improvisação, prometendo um concerto de grande intensidade e brilho musical. Com estes quatro espetáculos, o festival entra na sua reta final. Os bilhetes encontram-se disponíveis na bilheteira do CCVF e nos locais habituais.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS