Irmandade de São Torcato assinala bicentenário da construção da Basílica em 2025
A Irmandade de São Torcato vai assinalar, em 2025, os 200 anos do início da construção da atual Basílica de São Torcato, um dos mais emblemáticos templos religiosos do Norte de Portugal e referência maior da devoção popular e do património sacro nacional.

©Irmandade S. Torcato
Foi em 1825, no local então conhecido como Penedos de Maria do Monte Maio, que arrancaram as obras do novo santuário dedicado a São Torcato, projetado pelo arquiteto vimaranense Luís Inácio de Barros Lima. Duas centenas de anos depois, o templo ,ainda em contínua evolução e aperfeiçoamento, mantém-se como símbolo de fé, perseverança e identidade coletiva de gerações de devotos.
“Celebrar este bicentenário é evocar um legado geracional construído pela fé, pela arte e pela devoção de um povo devoto a São Torcato, mas também renovar o compromisso de continuar esta missão. A Basílica de São Torcato é uma construção viva que se eleva pela fé e pelo sonho de quem acredita”, sublinha Ricardo Freitas, Juiz da Irmandade de São Torcato.
Ao longo de dois séculos, a Basílica conheceu várias fases construtivas e artísticas, integrando contributos de nomes como Ludwig Bohnstedt e Marques da Silva. O templo afirma-se hoje como lugar de oração, romaria e encontro para milhares de fiéis vindos de todo o país e da diáspora, mantendo viva a devoção ao “Santo do Povo”. Entre os marcos mais significativos do percurso recente destacam-se a Sagração do Santuário, em 2015, e a elevação a Basílica, em 2019.
“É um tempo para olhar o passado com gratidão e o futuro com esperança. São Torcato continua a inspirar-nos a sonhar mais alto e a servir com fé e humildade”, refere ainda a Irmandade.





