Guimarães reforça iluminação urbana no primeiro mês de mandato de Ricardo Araújo
Ao todo, 22 ruas estão já a receber reforço de luminárias e alargamento do horário de funcionamento.

© CMG
A Câmara Municipal de Guimarães iniciou um conjunto de intervenções para melhorar a iluminação pública no centro da cidade, cumprindo uma das primeiras promessas eleitorais do presidente Ricardo Araújo.
A operação prevê o aumento da intensidade luminosa dos atuais 75% para 100%, bem como a extensão do período de iluminação total, que passa das 23h00 para as 02h00. “O reforço da iluminação é fundamental para a atratividade da cidade e para a segurança dos cidadãos. Foi um compromisso assumido e estamos a honrá-lo”, afirmou o autarca.
Além da instalação de novos equipamentos, a autarquia identificou cerca de 200 lâmpadas que estavam desligadas e que já foram repostas. Decorrem também podas seletivas para desobstruir luminárias afetadas pela vegetação.
Nas próximas semanas, os trabalhos avançarão para a Alameda de S. Dâmaso, Largo Condessa da Mumadona, Largo do Toural e outras artérias que necessitam de maior cobertura luminosa. Paralelamente, Ricardo Araújo determinou a realização de um Estudo Luminotécnico para mapear lacunas e “pontos negros” no espaço urbano, permitindo intervenções futuras em toda a cidade.
A par do reforço da iluminação pública, está igualmente em curso um projeto de iluminação cénica de vários monumentos e espaços emblemáticos, como a estátua de D. Afonso Henriques, o Convento de Santa Clara, a Torre dos Almadas, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e a Praça de S. Tiago.





