Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se esta terça-feira
A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta voltou a mobilizar o distrito de Braga para uma ação simbólica no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado esta terça-feira, 25 de novembro.

© DR
O Núcleo de Braga da organização apelou a instituições, organizações e coletivos para que se unam num gesto de denúncia, memória e resistência face à violência contra mulheres e raparigas.
Entre 24 de novembro e 2 de dezembro, a UMAR desafia a comunidade a colocar faixas pretas nas fachadas de edifícios ou em locais visíveis, como sinal de luto pelas vítimas de femicídio e de repúdio por todas as formas de violência baseada no género. O objetivo passa por reforçar a consciencialização e dar visibilidade pública a uma realidade que continua a marcar o país.
No ano passado, pelo menos 37 entidades aderiram à iniciativa, revelando um crescente envolvimento comunitário nesta causa urgente. A organização espera que a participação continue a aumentar, fortalecendo o compromisso coletivo com a eliminação da violência contra mulheres e raparigas.
Sob o lema “De luto e em luta – pelas mulheres vítimas de femicídios e contra todas as formas de violência”, a UMAR sublinha a importância de transformar a indignação social em ação concreta.
O Município de Guimarães é uma das entidades que se associa à iniciativa, reafirmando o seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, a promoção da igualdade e o combate firme a todas as formas de violência. “Juntos, podemos transformar a dor em ação, a memória em resistência e a luta em mudança”, declara o município, incentivando outras instituições a seguir o mesmo caminho.





