PS acusa Presidente da Câmara de assumir autoria de projetos iniciados pelo anterior executivo

A Câmara Municipal de Guimarães, citando o Presidente da Câmara, tornou público que na reunião de Câmara de 24 de novembro o executivo aprovou um “conjunto de propostas para avançar com a requalificação de quatro Unidades de Saúde Familiar (USF) no concelho, designadamente em Ronfe, Amorosa, Serzedelo e Urgeses”.

© Paulo Guimarães / Mais Guimarães

O mesmo gabinete de informação cita o Presidente da Câmara, dizendo que aquelas deliberações são as suas prioridades e “refletem os compromissos assumidos com Guimarães e com os Vimaranenses”, tudo sintetizado no título “Ricardo Araújo avança com requalificação de quatro Unidades de Saúde Familiar no concelho”.

Perante esta informação disponibilizada pelo município, o Partido Socialista de Guimarães vem a público afirmar que “aquelas informações seriam excelentes, como de facto são os projetos anunciados, se não constituísse uma objetiva falsidade que esses projetos tenham sido lançados na reunião de Câmara de 24 de novembro, liderada pelo PSD”, e que tenha sido “Ricardo Araújo a avançar”. De facto, como, aliás, se pode inferir claramente do pormenor das informações e deliberações municipais, os procedimentos para avançar com a requalificação das quatro Unidades de Saúde Familiar (USF) foram tomadas no período da Câmara anterior, liderada pelo Partido Socialista, acrescenta a concelhia.

Assim, os procedimentos relativos aos concursos das USFs de Ronfe e Serzedelo foram deliberados na reunião de Câmara de 30/6/2025 (e por despachos anteriores); os relativos à USF da Amorosa foram abertos através de despacho de 12/08/2025 da vereadora com competências delegadas e os relativos à USF de Urgezes foram iniciados por despacho de 20/06/2025 e deliberação de Câmara de 04/08/2025.

Entretanto, acrescenta o comunicado, “para despiste de novas ficções do Sr. Presidente das Câmara e do seu gabinete de propaganda, lembra-se que foi a Câmara do PS quem deu início aos procedimentos para a construção da nova USF da Encosta da Penha e das profundas requalificações das ULSs de S. Torcato e Pevidém”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS