Primeira edição da São Silvestre “Cidade Histórica, São Silvestre Monumental” a 13 de dezembro
A São Silvestre de Guimarães arrancará às 21h00, junto à estátua de D. Afonso Henriques, no Monte Latito

©DR
Foi apresentada, no dia 02 de dezembro, a primeira edição da S. Silvestre de Guimarães, prova de atletismo que irá para a estrada no próximo dia 13 de dezembro, data em que se assinala mais um aniversário da elevação do Centro Histórico a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Denominada “Cidade Histórica, São Silvestre Monumental”, a corrida é organizada pela Associação de Atletismo de Braga e pela Secção de Atletismo do Vitória Sport Clube, contando ainda com o apoio do Município de Guimarães e das Juntas de Freguesia da Cidade e de Azurém.
João Paulo Alves, da secção de atletismo do Vitória e um dos principais rostos da organização, destacou a forte adesão já registada. “Era uma prova que fazia falta a Guimarães e já temos cerca de 1400 pessoas inscritas. Para uma primeira edição, é um número muito bom”, afirmou, sublinhando o objetivo de criar uma tradição duradoura. A organização acredita mesmo que o número poderá chegar aos 2.000 inscritos até 8 de dezembro, data em que encerram as inscrições. À tarde, encontravam-se registados 1.164 atletas para a corrida e 241 participantes para a caminhada.
O vereador do Desporto, Alberto Martins, marcou presença na apresentação e mostrou satisfação com o surgimento da prova. “Desde a primeira hora que o município disse que sim. É uma prova com importância desportiva, mas também com importância turística para o concelho”, sublinhou. Acrescentou ainda que a iniciativa “vai ao encontro da visão do município para o desenvolvimento do desporto, tornando o concelho acessível para todos”.
O momento contou também com a presença de Diogo Lopes, presidente das Juntas de Freguesia da Cidade, e de André Casalta, secretário da Junta de Azurém. “Com uma prova desta dimensão ficamos a ganhar todos. Fica a ganhar Guimarães, ficam a ganhar os vimaranenses”, reforçou Alberto Martins.
A partida e a chegada terão lugar junto à estátua de D. Afonso Henriques, no Monte Latito. A prova, com cerca de 7 quilómetros, irá percorrer algumas das principais artérias da cidade, permitindo aos participantes correr no cenário único do centro histórico vimaranense.





