Guimarães reforça articulação municipal na preparação para 2026
O Município de Guimarães avançou com o reforço da coordenação entre as estruturas municipais ligadas ao ambiente e à sustentabilidade, no âmbito da preparação do ano em que a cidade será Capital Verde Europeia.

© CMG
Na sequência da apresentação pública da programação de Guimarães 26, realizada no Laboratório da Paisagem, o vereador do Ambiente e Sustentabilidade, Alberto Martins, reuniu-se com responsáveis do Laboratório da Paisagem, da Vimágua e da Vitrus Ambiente, dando início ao planeamento estratégico e operacional das iniciativas previstas para 2026.
Este trabalho conjunto enquadra-se na ambição assumida pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, que afirmou o objetivo de fazer de Guimarães “a melhor Capital Verde Europeia de sempre”, apostando numa atuação integrada entre serviços municipais, empresas do universo municipal e estruturas técnicas e científicas com intervenção nas políticas ambientais do concelho.
Durante o encontro, Alberto Martins sublinhou a importância de uma coordenação contínua e eficaz, defendendo uma lógica de equipa única, baseada em objetivos claros e na implementação de soluções com impacto direto no território e na qualidade de vida dos vimaranenses.
A articulação agora iniciada pretende assegurar a integração dos serviços essenciais na programação de 2026, reforçar a eficiência na gestão dos recursos naturais, promover a economia circular, valorizar a biodiversidade urbana e incentivar o envolvimento ativo da comunidade.
O programa oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia tem início marcado para 9 de janeiro de 2026, com uma cerimónia de abertura que envolverá vários espaços emblemáticos da cidade, assinalando o arranque de um ano dedicado à sustentabilidade, inovação ambiental e participação cívica.





