V Torneio de Retórica arranca este mês e envolve mais de 1500 alunos das secundárias de Guimarães

Arranca neste mês de janeiro, com o reinício do ano letivo 2025/2026, a primeira fase da V Edição do Torneio de Retórica das Escolas Secundárias de Guimarães. A iniciativa é coordenada pela Associação Artística Vimaranense (ASMAV) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

© ASMAV

A apresentação oficial do torneio terá lugar esta segunda-feira, dia 5 de janeiro, às 17h00, na sede da ASMAV, numa conferência de imprensa que contará com a presença da vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, do presidente da Direção da ASMAV, dos diretores das escolas secundárias do concelho e dos alunos vencedores da edição 2024/2025.

Após a finalíssima interescolar realizada nos meses de outubro e novembro de 2025, o Torneio de Retórica do ano letivo 2025/2026 inicia-se no começo de janeiro, nas instalações da ASMAV, com a participação das escolas Secundária Francisco de Holanda e Secundária Martins Sarmento. Estão previstos cerca de 20 debates, envolvendo 38 turmas e aproximadamente 900 alunos, que irão discutir temas considerados atuais, urgentes e decisivos da vida coletiva, a nível nacional e internacional.

Ainda durante o mês de janeiro terão também início os debates da Escola Secundária das Taipas e do Agrupamento de Escolas Santos Simões, abrangendo quase 30 turmas adicionais e cerca de 650 alunos.

O Torneio de Retórica das Escolas Secundárias de Guimarães afirma-se como uma atividade curricular de natureza científica, pedagógica e cívica, promovida pelas escolas secundárias públicas do concelho em articulação com a ASMAV. O principal objetivo passa pelo desenvolvimento das competências retóricas e argumentativas dos alunos, incentivando simultaneamente o seu envolvimento cívico e comunitário.

A iniciativa procura estimular a participação dos jovens no espaço público e no debate sociopolítico contemporâneo, promovendo a coragem, a racionalidade crítica e o rigor científico e cultural, num processo acompanhado de perto pelos docentes envolvidos.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS