Votar antes das eleições é possível com o voto antecipado em mobilidade

Os eleitores recenseados em território nacional já podem preparar-se para recorrer ao voto antecipado em mobilidade nas eleições presidenciais de 2026, marcadas para o dia 18 de janeiro. Esta modalidade permite exercer o direito de voto antes da data oficial do ato eleitoral, numa mesa diferente da habitual, desde que seja feita inscrição prévia.

© Mais Guimarães

De acordo com a administração eleitoral, o voto antecipado em mobilidade foi alargado e passa a estar disponível para todos os eleitores recenseados em Portugal, sem necessidade de justificar o motivo do impedimento no dia das eleições.

A inscrição deve ser efetuada entre 4 e 8 de janeiro, através da plataforma eletrónica oficial ou por via postal, junto da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. O registo é obrigatório para quem pretenda utilizar esta forma de votação.

O voto será realizado no domingo anterior às eleições, a 11 de janeio, o sétimo dia antes do ato eleitoral, em mesas de voto antecipado criadas em todos os municípios do continente e das Regiões Autónomas. No momento da inscrição, o eleitor pode escolher o município onde pretende votar.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS