Professor da UMinho: Paulo Flores lança manual inédito sobre máquinas e mecanismos

O professor Paulo Flores, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), vai lançar no próximo dia 04 de fevereiro o livro “Ciência de Máquinas e Mecanismos”, o primeiro compêndio nesta área editado em língua portuguesa. A apresentação está marcada para as 15h00, no auditório B1.10 do campus de Azurém, em Guimarães, e será feita pelo professor Filipe Samuel Silva, também da EEUM.

© Paulo Flores

A sessão integra a Aula Inaugural de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da UMinho 2026, que tem início às 14h00 com a palestra “Toda a mecânica em 5 equações”, proferida pelo próprio autor. O programa encerra pelas 16h00 com um momento musical e de confraternização.

Editada pela Engebook, a obra conta com 1016 páginas, distribuídas por 13 capítulos, e apresenta conteúdos estruturados para o aprofundamento dos quadros teóricos e para o desenvolvimento de competências na análise cinemática e dinâmica de máquinas e mecanismos. O livro foi escrito durante a licença sabática de Paulo Flores nos Estados Unidos e destina-se a estudantes, docentes e ao público em geral do espaço lusófono.

Natural de Vieira do Minho, Paulo Flores é licenciado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho e realizou pós-doutoramentos no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e na Universidade do Arizona. Em 2024, recebeu o grau de doutor honoris causa pela Universidade Técnica de Iasi, na Roménia.

Com cerca de 30 anos de carreira na UMinho, é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS). É autor e coautor de mais de meio milhar de publicações académicas, recebeu diversos prémios científicos e pedagógicos a nível internacional, integrou a presidência da Sociedade Portuguesa de Biomecânica e figura na lista “World’s Top 2%” dos cientistas mais influentes, elaborada pela editora Elsevier. Coordena ainda o maior festival universitário europeu de corridas de minicarros, o “Race Party”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS