Álvaro Santos vence eleições para a CCDR Norte com maioria expressiva em Guimarães

Álvaro Santos foi eleito esta segunda-feira, 12 de janeiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, ao obter 56,2% dos votos do colégio eleitoral, numa das disputas mais renhidas desde que este modelo eleitoral foi introduzido. Em Guimarães, onde o agora presidente eleito conseguiu um resultado particularmente expressivo, arrecadando 79 votos, contra 32 do seu adversário, António Cunha.

© Direitos Reservados

No total das 86 câmaras que integram a CCDR Norte, 53 deram vitória a Álvaro Santos, enquanto 33 optaram por António Cunha, que concorreu como independente. Apesar de ter sido o nome consensualizado por PS e PSD em 2020, Cunha foi preterido este ano pelos dois partidos, que apoiaram a candidatura de Álvaro Santos, então vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.

Guimarães destacou-se como um dos concelhos onde o apoio a Álvaro Santos foi mais robusto. Álvaro Santos contou com 79 votos, contra 32 do ex-reitor da Universidade do Minho. O resultado ganha particular relevo por se tratar de um município recentemente conquistado pelo PSD, após 36 anos de governação socialista, reforçando a leitura de alinhamento entre a nova liderança autárquica vimaranense e o candidato vencedor da CCDR Norte.

No plano global, as eleições desta segunda-feira contaram com 3.916 votos, dos quais 2.201 foram para Álvaro Santos e 1.566 para António Cunha.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS