Guimarães promove-se como destino turístico na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid

Guimarães vai marcar presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre entre 21 e 25 de janeiro de 2026, numa ação de promoção turística integrada na estratégia de internacionalização.

© CMG

A vereadora do Turismo, Isabel Ferreira, afirma que “a presença de Guimarães na FITUR representa uma oportunidade única para dar visibilidade internacional ao nosso património, à dinâmica da nossa cultura e à variedade de experiências turísticas que a cidade oferece”, acrescentando que essa promoção é feita “sempre pautada pela autenticidade, sustentabilidade e identidade local”.

Segundo a autarca, a participação na feira permitirá “consolidar parcerias estratégicas, cativar visitantes interessados em vivências culturais profundas e responsáveis, e afirmar Guimarães como um destino que valoriza a sua história, vive o presente com intensidade e projeta o futuro de forma consciente e sustentável”. Isabel Ferreira sublinha ainda que “Guimarães merece ser descoberta, e esta feira constitui a montra perfeita para a projetar internacionalmente”.

A FITUR é promovida pelo Instituto de Feiras de Madrid (IFEMA), em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), reunindo anualmente profissionais do setor turístico de vários países.

Para Guimarães, a presença neste evento visa a promoção do destino junto de operadores turísticos e parceiros internacionais, com destaque para áreas como património, cultura, turismo de natureza, gastronomia e vinhos. Este será o primeiro evento internacional de promoção turística em que a cidade participa em 2026, estando previstas outras ações no mercado ibérico ao longo do ano.

Durante a feira, Guimarães será apresentada como Destino Turístico Sustentável certificado pela EarthCheck e como Capital Verde Europeia 2026. Estão previstas iniciativas como provas de vinhos e doces conventuais, experiências de realidade virtual, distribuição de materiais promocionais e a realização de cinco sorteios de experiências a usufruir no concelho.

No stand do Turismo de Portugal, a cidade será também promovida no âmbito do enoturismo, com a realização de uma prova de vinhos associada à Capital Verde Europeia 2026.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS