André Marques e Fernando Lobo expõem no Guimarães Project Room
A exposição “O tempo para o barómetro”, dos artistas André Marques e Fernando Lobo, é inaugurada na próxima quinta-feira, 22 de janeiro, às 17h00, no Palacete Santiago, em Guimarães.

© DR
A mostra integra a programação do Guimarães Project Room, uma iniciativa instalada pelo Museu de Alberto Sampaio em parceria com o Município de Guimarães. A exposição reúne trabalho recente dos dois artistas e propõe uma ocupação sensível do espaço através de objetos de diferentes volumes, pesos, ritmos e densidades.
“O tempo para o barómetro” apresenta-se como uma cartografia de encontro entre dois autores com contextos e linguagens distintas. A partir de objetos e gestos performativos, a exposição constrói um percurso sinuoso, onde se produzem camadas, analogias e relações formais e plásticas, convidando o público a uma aproximação sensível ao processo criativo.
Esta inauguração marca o primeiro momento da programação do Guimarães Project Room. Dois dias depois, está prevista a abertura de uma exposição individual de Pedro Bastos, no Palácio Vila Flor, em coprodução com A Oficina. Já em março, será apresentado o resultado da residência do Colectivo Palma (Catarina Braga e Miguel Ângelo Marques), desenvolvida no Museu da Agricultura de Fermentões. Ao longo de 2026, o Guimarães Project Room propõe um programa diversificado que procura refletir, através das artes visuais, sobre o tempo presente, dando especial atenção a criadores ligados ao território e à região.
A exposição “O tempo para o barómetro” poderá ser visitada até 6 de março.





