Presença vimaranense em resultado histórico da Seleção Nacional de Andebol
A seleção portuguesa de andebol conquistou, esta sexta-feira, 30 de janeiro, um histórico quinto lugar no Campeonato da Europa, a melhor classificação de sempre do país em fases finais da competição, ao vencer a Suécia por 36-35, com um golo decisivo de Martim Costa no último segundo do encontro.

© Federação de Andebol de Portugal
No jogo disputado em Herning, na Dinamarca, Portugal chegou ao intervalo empatado a 16-16, mas conseguiu superiorizar-se na segunda parte frente a uma das seleções mais tituladas do continente. A Suécia, que soma cinco títulos europeus, acabou por ceder perante a eficácia e maturidade da equipa portuguesa nos momentos decisivos.
Com este triunfo, a seleção nacional melhora o sexto lugar alcançado em 2020, até agora o melhor registo português. A vitória confirma ainda o excelente momento do andebol nacional, numa prova em que Portugal já tinha garantido a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2027.
A histórica campanha portuguesa tem forte selo vimaranense. Desde logo pela presença do capitão da seleção, Rui Silva, que terminou o Europeu com 14 golos. Na equipa técnica liderada por Paulo Pereira, o treinador adjunto principal é Paulo Fidalgo, a Federação de Andebol de Portugal é presidida por Miguel Laranjeiro, e o médico da seleção, Mário Soares, está igualmente ligado à Cidade Berço.
Na fase preliminar, recorde-se, Portugal terminou no primeiro lugar do Grupo B, com vitórias frente à Dinamarca e à Roménia, e um empate com a Macedónia do Norte. Já na Ronda Principal, a seleção terminou no terceiro lugar da sua “poule”, somando derrotas frente à Alemanha e à França, um empate com a Noruega e uma vitória frente à Espanha, resultados que garantiram o acesso ao encontro de atribuição do quinto lugar.
O triunfo frente à Suécia confirma a evolução sustentada do andebol português no panorama europeu e marca mais um momento histórico para a modalidade, reforçando o estatuto de Portugal entre as principais seleções do continente.





