Dia do Emprego da Engenharia da UMinho reúne 88 entidades e mais de 3800 ofertas em Guimarães

A participação é gratuita, mas requer pré-inscrição para os diplomados que concluíram o curso até dezembro de 2025. 

© UMinho

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) promove esta semana um conjunto de iniciativas dedicadas à empregabilidade e ao percurso académico e profissional dos seus estudantes, no âmbito das comemorações do seu 50.º aniversário.

O destaque vai para o “Dia do Emprego – Tomorrow Needs You”, que decorre esta quarta-feira, 4 de fevereiro, entre as 10h00 e as 17h00, na nave central do campus de Azurém, em Guimarães. O evento reúne 88 empresas e entidades, algumas em estreia, que apresentam mais de 3800 oportunidades de colaboração, estágio e emprego, dirigidas a estudantes e diplomados das áreas da Engenharia, Tecnologia e Design, entre outras.

Entre as empresas participantes encontram-se nomes como a Critical TechWorks, Continental Mabor, Gestamp, Grupo Casais, Grupo Petrotec, Lufthansa Technik, Nexteam Group e ZF Lifetec, interessadas na captação de novos talentos. Marcam também presença entidades de dinamização económica e apoio ao empreendedorismo, como a Guimarães Set.Up, InvestBraga, Start Esposende e a Start Point da Associação Académica da UMinho, que promovem a criação do próprio emprego e o desenvolvimento de projetos empresariais. A entrada é livre.

Open Day Mestrados apresenta 38 cursos da EEUM

Na quinta-feira, 5 de fevereiro, o mesmo espaço acolhe o Open Day Mestrados, entre as 9h30 e as 17h30, com a divulgação dos 38 mestrados da Escola de Engenharia. Ao longo do dia, os visitantes podem interagir com os diretores de curso, assistir a apresentações e talks com antigos e atuais estudantes e esclarecer dúvidas sobre percursos de pós-graduação, quer para finalistas de licenciatura, quer para profissionais que procuram atualização ou requalificação de competências.

A oferta inclui cinco mestrados europeus Erasmus Mundus e da Aliança Arqus, que permitem a mobilidade internacional e a obtenção de diplomas conjuntos com universidades como Granada, Pádua, Vilnius, Girona, Nápoles Federico II, Toulouse 3, La Rochelle, Politécnica da Catalunha e Técnica de Praga.

As iniciativas culminam na sexta-feira, 7 de fevereiro, com a Cerimónia de Graduação da EEUM, que terá lugar no auditório nobre do campus de Azurém, entre as 9h30 e as 12h30. O evento contará com a presença de cerca de 1500 diplomados de licenciatura, mestrado e doutoramento do último ano letivo, bem como familiares, docentes e diretores de curso.

A sessão inclui intervenções do reitor da Universidade do Minho, Pedro Arezes, do presidente e da vice-presidente da EEUM, António Vicente e Joana Cunha, e do presidente da Associação Académica da UMinho, Luís Guedes. Estão ainda previstos testemunhos de três antigos estudantes da Escola: Sara Fernandes, coordenadora do Centro Operacional de Segurança Informática da Assembleia da República; Alexandre Barros da Cunha, presidente da Vitrus Ambiente; e Albano Miguel Fernandes, diretor-geral da AMF Safety Shoes e administrador da Aloft.

A cerimónia termina com um porto d’honra, ao som das tunas Afonsina e Tun’Obebes, na nave central do campus.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS