Mobilidade académica traz estudantes de várias nacionalidades a Guimarães
A iniciativa resulta de uma colaboração entre a autarquia vimaranense e a Universidade do Minho, através do Serviço de Apoio à Internacionalização.

© Erasmus
O Município de Guimarães recebeu, no passado dia 30 de janeiro, um novo grupo de estudantes internacionais que irá realizar um período de mobilidade académica ao abrigo do programa Erasmus+.
Os estudantes irão frequentar a Universidade do Minho durante o segundo semestre do ano letivo, entre fevereiro e junho de 2026, estando distribuídos pelos campi de Azurém, Couros e Gualtar. Ao longo deste período, os alunos terão a oportunidade de integrar uma experiência académica e cultural marcada pela partilha de conhecimentos e pela convivência entre diferentes nacionalidades.
A sessão oficial de acolhimento teve lugar no Auditório Nobre do Campus de Azurém. Em representação do Município de Guimarães, Diogo Costa deu as boas-vindas aos participantes, apresentando as principais características e potencialidades do concelho, com destaque para a sua dimensão histórica, cultural e inovadora.
Durante a intervenção, foi sublinhado o trabalho desenvolvido por Guimarães nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, enquadrado no reconhecimento do concelho como Capital Verde Europeia 2026. Este destaque reforçou a imagem de Guimarães como um território comprometido com práticas sustentáveis, inovador e aberto à comunidade internacional.
A iniciativa insere-se na estratégia municipal de valorização da educação, da cidadania europeia e da internacionalização, reconhecendo os programas de mobilidade académica como ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências académicas, sociais e culturais. Ao promover o contacto intercultural, estas experiências contribuem para o reforço da tolerância, do respeito pela diversidade e de uma maior abertura à compreensão do outro.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Outubro 23, 2026
Francisco Louçã apresenta o segundo volume de “Imaginação” no sábado, 24 de outubro, às 21h00, na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães. A sessão conta com a apresentação de Bruna Oliveira Lemos e Gabriel Guimarães.
Outubro 22, 2026
O Vitória SC promove esta quinta-feira, 22 de outubro, a segunda de três sessões de esclarecimento dirigidas aos sócios sobre a proposta de transmissão à V Sports de ações da SAD. A sessão decorre às 21h30, no auditório do Estádio D. Afonso Henriques, e o acesso é exclusivo a sócios, que devem apresentar o cartão na Porta Press do estádio.
Outubro 22, 2026
Vários pilotos do Rally 6 Cities North of Portugal participaram, esta quinta-feira, numa ação de plantação de árvores no Monte da Penha, em Guimarães. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal e pela Irmandade da Penha, no âmbito do compromisso assumido pelo concelho enquanto Capital Verde Europeia 2026.
Outubro 22, 2026
O secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, visita este sábado, 24 de outubro, a Contextile 2026 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, em Guimarães. A visita está marcada para as 15h00, no Palácio Vila Flor, e inclui a passagem por várias exposições integradas na programação da bienal.
Outubro 22, 2026
A professora da Universidade do Minho (UMinho) Rosa Vasconcelos vai tornar-se a primeira portuguesa a presidir à IEEE Education Society, uma das principais sociedades científicas internacionais dedicadas à educação em engenharia e tecnologia. A docente, que é também Provedora do Estudante da academia minhota, assumirá a presidência no biénio 2029-2030.
Outubro 22, 2026
Treinador do Vitória apela ao apoio das bancadas frente ao Marítimo, assume que a equipa ficou aquém diante do Moreirense e defende que os técnicos não podem ser “o único saco de pancada” do futebol português.





