CIM do Ave participa em workshop internacional sobre turismo enogastronómico em Pécs

O evento, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Pécs-Baranya, integrou o projeto europeu EnoGastroDEST e destacou o potencial enogastronómico da região do Ave no contexto europeu.

© CIM do Ave

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave marcou presença, entre os dias 10 e 12 de março de 2026, no workshop internacional “Eno Heritage Preservation and Promotion for Wine Tourism”, realizado na cidade de Pécs, na Hungria.

A delegação portuguesa incluiu Sérgio Castro Rocha, Secretário Executivo da CIM do Ave, José Martins, Chefe de Equipa da Unidade de Inovação e Valorização Económica dos Recursos Territoriais, e Célia Barroso, Coordenadora da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Um dos momentos altos do workshop foi a intervenção de Célia Barroso, intitulada “Network of wine-producing regions in Portugal – a country of flavours”, em que sublinhou a importância do trabalho em rede entre municípios para preservar a identidade cultural ligada ao vinho. A coordenadora destacou Portugal, e particularmente o território do Ave, como um destino de excelência onde património e sabor se fundem.

A participação da CIM do Ave incluiu também o alinhamento com a Iter Vitis – Les Chemins de la Vigne, a 25.ª Rota Cultural certificada pelo Conselho da Europa, uma federação europeia dedicada à preservação do património material e imaterial da vinha e do vinho. Para a CIM do Ave, os pilares da Iter Vitis são estratégicos, pois coincidem com a visão regional de proteger a paisagem vitivinícola como ativo cultural e utilizá-la como motor de desenvolvimento económico sustentável.

O evento permitiu ainda o intercâmbio com parceiros da European Cultural Tourism Network (ECTN), incluindo visitas técnicas ao Instituto de Investigação em Viticultura da Universidade de Pécs, focadas na adaptação às alterações climáticas e na preservação de castas autóctones, temas relevantes para o futuro do setor no Ave.

O projeto EnoGastroDEST continua a promover a inovação e a cooperação entre regiões europeias, unindo-as em torno da preservação da herança enogastronómica e da valorização do turismo de vinho.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS