Escola Básica de Barco vence Olimpíadas Nacionais de Educação Financeira
A Escola Básica de Barco foi distinguida como vencedora nacional das Olimpíadas de Educação Financeira 2026, na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º anos), através da turma 2.ºBAR2, no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda.

© CMG
A cerimónia de entrega do prémio decorreu em formato de visita surpresa da fundação, na qual foi anunciado o vencedor e celebrados os resultados dos alunos. A Vereadora da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Guimarães, Isabel Ferreira, marcou presença e destacou a importância da iniciativa. “Envolver as escolas do município neste projeto é um compromisso não só do Município, mas de toda a comunidade educativa. Desenvolver estas competências desde os primeiros anos de escolaridade, não apenas ao nível do conhecimento, mas também comportamental, é fundamental”, afirmou.
A turma 2.ºBAR2 destacou-se entre mais de 34 mil alunos participantes a nível nacional, evidenciando competências de excelência numa área cada vez mais relevante para o quotidiano das famílias e das novas gerações.
Além deste reconhecimento nacional, outras escolas do concelho também foram premiadas nos seus escalões, incluindo a Escola Básica de Nespereira (4.ºN), a Escola Básica Gil Vicente (6.ºC), a Escola Básica de Abação (8.ºC) e a Escola Secundária de Caldas das Taipas (10.ºSE1), demonstrando a forte participação de Guimarães no projeto.
A parceria entre o Município de Guimarães e a Fundação António Cupertino de Miranda já envolveu mais de 6.000 alunos do concelho e, no presente ano letivo, abrange 31 escolas, consolidando um trabalho contínuo na promoção da literacia financeira.
No final da visita, Isabel Ferreira reafirmou a intenção do Município em reforçar esta parceria e continuar a investir na educação financeira, preparando desde já o próximo ano letivo em articulação com a fundação.





