Didáxis de Riba de Ave acolhe competição internacional de xadrez
A Cooperativa Didáxis, em Riba de Ave, vai receber entre os dias 20 e 26 de julho a 13.ª edição do Torneio Internacional Cidade de Famalicão (TICF). Pela primeira vez, o Pavilhão Desportivo da Didáxis será o palco do torneio, integrado no Portugal Chess Tour 2025/2026.

© TICF
O evento é organizado pelo Clube de Xadrez A2D, com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Peixoto Rodrigues e da Cooperativa Didáxis.
Ao longo de nove rondas, o torneio vai reunir jogadores nacionais e internacionais, permitindo também a obtenção de normas de Mestre Internacional e Grande Mestre.
Em simultâneo, decorrerá o III Estágio de Xadrez Torneio Internacional Cidade de Famalicão, orientado pelo Mestre Nacional Paulo Costa. A iniciativa pretende proporcionar momentos de aprendizagem e partilha aos jovens praticantes.
Outra das iniciativas incluídas no programa é o II Blitz Chess Open Peixoto Rodrigues, marcado para a manhã de sábado, 25 de julho. O torneio de partidas rápidas, válido para Elo FIDE, terá um prize money mínimo de 500 euros.
A edição deste ano apresenta também um aumento do prémio monetário do torneio principal, que passa para os seis mil euros.
Depois de ter recebido o prémio “Evento Desportivo do Ano” na Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, em 2022, o TICF continua a afirmar-se no calendário nacional de xadrez.
O primeiro prazo de inscrição termina a 29 de junho.
Mais informações estão disponíveis em www.ticfxadrez.com





