Guimarães assina três protocolos nas áreas da mobilidade, ambiente e reabilitação do rio Ave

O Município de Guimarães vai formalizar, esta sexta-feira, 3 de julho, três protocolos com o Ministério do Ambiente e Energia, numa cerimónia marcada para as 11h45, no Centro Cultural Vila Flor.

© CCVF

A sessão será presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo.

Os acordos, celebrados entre a Câmara Municipal, a Agência para o Clima e a Agência Portuguesa do Ambiente, incidem sobre três projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento do concelho.

Um dos protocolos diz respeito ao projeto do BRT Braga – Guimarães, que prevê a criação de um sistema de transporte público rápido entre as duas cidades, assegurando igualmente a ligação à futura estação ferroviária de Alta Velocidade.

Será também assinado o protocolo para a intervenção no Jardim D. Afonso I, integrado no programa de restauro de ecossistemas urbanos. O objetivo passa por promover a sustentabilidade ambiental, reforçar a adaptação às alterações climáticas e melhorar a qualidade de vida da população através da valorização daquele espaço verde.

O terceiro acordo contempla a reabilitação e valorização do rio Ave no concelho de Guimarães, prevendo intervenções de recuperação ambiental e de valorização do corredor ribeirinho.

A assinatura destes protocolos integra a agenda da deslocação da ministra do Ambiente e Energia a Guimarães, numa sexta-feira marcada também pela realização do Conselho de Ministros na cidade, agendada para as 14h00 no Paço dos Duques de Bragança.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS