ALUNOS DA JOÃO DE MEIRA ASSOCIAM-SE A GREVE INTERNACIONAL
Paralisação está associada a questões climáticas.
Os alunos da Escola Básica João de Meira estão em greve esta sexta-feira. O protesto surge em associação ao movimento internacional de defesa do ambiente. Até ao momento, esta é a única escola em Guimarães que está a manifestar-se.
Com o apoio da direção da escola, os alunos da João de Meira estão hoje sem aulas e fazem parte do protesto organizado a nível mundial em que os jovens se unem na luta pela defesa do ambiente e contra as alterações climáticas. “É greve porque há um movimento começado pela Greta Thunberg, uma menina sueca, que iniciou uma greve às aulas por questões climáticas, cujo slogan é ‘Salvem o Planeta’. A nível universal foi determinado que este era o dia de greve”, começou por explicar Manuela Ferreira, diretora do estabelecimento de ensino.
Por considerar que os jovens devem ser participativos e ter uma voz ativa na sociedade, Manuela Ferreira colocou-se ao lado dos alunos nesta iniciativa. “Eu acho que é muito bom que os alunos saibam manifestar-se e a escola tem um papel muito importante a fazer nessa área. Faz parte dos objetivos das escolas formar cidadãos participativos”, assumiu.
Margarida Moura, presidente da Associação de Estudantes, revelou que o protesto não foi planeado com antecedência, acrescentando que a colaboração dos professores acabou por ser importante para agregar os alunos. “Se não fizermos nada depois não vamos ter um mundo melhor e esta greve é aprovada pela ONU. Aqui, logo de manhã, grande parte dos alunos não entrou nas salas e depois foi mesmo a diretora que disse que, caso quiséssemos fazer alguma coisa, podíamos fazer. Então fomo-nos juntando. A nível da Associação de Estudantes já tínhamos falado, mas não com a escola inteira, isso surgiu hoje”, afirmou Margarida Moura.
A presidente da Associação de Estudantes lamenta apenas que o protesto tenha de ficar dentro da escola. “Acho que está a correr bem, mas poderia correr melhor se pudéssemos sair e manifestarmos-nos também fora da escola”, concluiu.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 11, 2025
Juízes consideram que a argumentação dos municípios de Guimarães e Vizela contém “insinuações graves, levianas e gratuitas”.
Janeiro 11, 2025
O Moreirense joga a passagem aos quartos de final da prova rainha do futebol português, este domingo, em Barcelos frente ao Gil Vicente, às 19h45.
Janeiro 11, 2025
O técnico do Vitória fez a antevisão à partida de amanhã, domingo, no Alentejo, frente ao Elvas.