COMEMORA-SE HOJE 60 ANOS DA ABERTURA DO PAÇO DOS DUQUES AO PÚBLICO
Considerado um dos monumentos mais importantes da cidade de [...]

Considerado um dos monumentos mais importantes da cidade de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança de Guimarães foi mandado construir no século XV por D. Afonso, filho bastardo de D. João I, conde de Barcelos e futuro duque de Bragança, a propósito do seu segundo casamento.
Tendo sido habitado durante o século XV, foi nos séculos seguintes que se assistiu a um progressivo abandono e consequente ruína, motivada por fatores políticos e económicos, que se foi agravando até ao século XX. Foi já entre 1937 e 1959 que se realizou uma ampla e complexa intervenção de reconstrução, executada a partir de um projeto do arquiteto Rogério de Azevedo. Paralelamente, procedeu-se à aquisição do recheio atual, composto por peças de arte datadas, essencialmente, dos séculos XVII e XVIII.
O Paço dos Duques de Bragança registou, em cinco anos, 2,1 milhões de visitantes, sendo o monumento que mais contribui para os cerca de 6,15 milhões de pessoas que passaram pelos espaços sob alçada da Direcção Regional de Cultura do Norte. Durante o primeiro semestre de 2018 foi mesmo o museu mais visitado a norte do País, com 174,892 entradas. Números que traduzem a grandiosidade do monumento vimaranense.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 5, 2025
A CP – Comboios de Portugal alertou, na passada sexta-feira, dia 02, para possíveis perturbações na circulação ferroviária entre os dias 07 (quarta-feira) e 14 de maio, devido a várias greves convocadas por diferentes sindicatos do setor.
Maio 5, 2025
Após um empate na jornada inaugural, a equipa B do Vitória SC voltou a protagonizar um jogo repleto de emoção, desta vez coroado com uma vitória justa por 3-2 frente ao Marco. A formação orientada por Gil Lameiras esteve em desvantagem por duas vezes, mas mostrou talento para garantir os três pontos.
Maio 5, 2025
Uma semana de ciência, cultura e descoberta para alunos do 9.º ao 12.º ano decorre entre 21 e 25 de julho