Conhecidos os primeiros nomes do Suave Fest deste ano
Festival vimaranense volta em setembro deste ano. Mais nomes serão anunciados ao longo dos próximos meses.

Festival vimaranense volta em setembro deste ano. Mais nomes serão anunciados ao longo dos próximos meses.

A data já está marcada e os primeiros nomes já foram divulgados. A sétima edição do Suave Fest acontece nos dias 11 e 12 de setembro e o festival volta a trazer “o melhor da nova música nacional” ao Largo da Misericórdia. Para além dessa promessa, uma outra destaca-se no ADN do festival: a diversidade musical que sobe ao palco do Suave Fest, que se tem vindo a vincar cada vez mais ao longo dos anos.
Desta vez, pode-se contar já com três confirmações. Os Utter, que juntam membros de Guimarães, Braga e Famalicão, regressam aos palcos após um “longo hiato”. O cruzamento entre o lado mais experimental da música com o rock progressivo e a eletrónica valeu à banda reconhecimentos de revistas internacionais como a francesa Les Inrockuptibles.
Por outro lado, algo entre o passado e o futuro, situa-se o grupo José Pinhal Post Mortem Experience. Uma homenagem de gente mais nova à obra esquecida do cantor de música popular pré-pimba, que lançou, entre 1984 e 1991, três volumes em cassete e um single. Há um culto que fervilha e artistas como Coelho Radioativo e membros dos Equations que, agora, chega a Guimarães.
Depois, o fenómeno trap Chico da Tina: também ele uma estreia em solo vimaranense. Diretamente de Viana do Castelo e a deslizar de skate com a concertina às costas, o trapstar minhoto tem marcado presença em diversos festivais portugueses. Reinventando o género musical ao costume das terras mais a Norte, Chico da Tina foi o vencedor do primeiro Prémio Mimo de Música, do festival Mimo.
Os próximos nomes do festival vimaranense serão divulgados ao longo dos próximos meses. E espere-se mais diversidade e estreias nacionais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.