Cultura, distanciamento e máscaras. Assim celebra Guimarães o 24 de junho
Já arrancaram as cerimónias do 24 de junho em Guimarães, condicionadas pela pandemia. Ao longo do dia haverá diversas iniciativas, transmitidas online e com restrições de espaço e de distanciamento.

Já arrancaram as cerimónias do 24 de junho em Guimarães, condicionadas pela pandemia. Ao longo do dia haverá diversas iniciativas, transmitidas online pelo Município de Guimarães.
O arranque deu-se com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, que deu início ao programa das comemorações da Batalha de São Mamede. A cerimónia contou com a presença dos vereadores da autarquia vimaranense, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o presidente da Assembleia Municipal de Guimarães.
Simultaneamente iniciava-se a visita guiada e encenada “Aqui Viveu Portugal”, da Astronauta – Associação Cultural. O percurso pelo Centro Histórico de Guimarães iniciou-se no Largo da Oliveira e terminou no Castelo de Guimarães. Será transmitida na íntegra pelas 17h00 no facebook do Município de Guimarães.
Esta manhã foi celebrada missa na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Segue-se a inauguração da Requalificação da Escola Básica de Fafião. O ponto alto das comemorações dá-se na Sessão Solene e Aposição de Medalhas Honoríficas, com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e que terá início às 18h00, no Paço dos Duques de Bragança.
Nesta sessão, onde será feita uma homenagem todos os vimaranenses que se revelaram decisivos para o combate ao surto pandémico provocado pelo novo coronavírus, serão atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Humanitário aos grupos sociais e profissionais que estiveram na linha da frente no combate à COVID-19: Profissionais de Saúde, Voluntários e ainda Profissionais dos Serviços Essenciais.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 28, 2025
Este ano, com o apoio da Turipenha, pode viajar até à Festa da Primavera pelo Teleférico de Guimarães.
Março 28, 2025
O jogador acaba de renovar até 2026 e reagiu aos canais do clube.
Março 28, 2025
A sociedade desportiva do clube e o ponta-de-lança natural de Barcelos, que tinha contrato válido até junho de 2025, acordaram a renovação por mais um ano e esta já foi formalizada na presença do presidente António Miguel Cardoso, sendo uma certeza a inclusão do internacional português de 33 anos na primeira equipa de futebol que vai encarar a temporada de 2025/26.