2020, e o resgate de um ano que convém não esquecer
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio. Sente-se um sopro de alívio com a chegada do ano novo.
2021 surge-nos como o ano da esperança, imaginamo-lo como o momento de bonança após a tempestade poderosa que sobre nós se abateu e nos virou a vida de pernas para o ar.
Podemos optar por fazer de 2020 um ano para esquecer, razurá-lo ou passar-lhe uma borracha em cima. 2020 foi, para a grande maioria, um ano de mudanças, de dificuldades várias, de dor e de perdas. 2020 foi, diversamente, um ano de adaptação, de transformação e, sobretudo, de superação. Sobrevivemos ao primeiro ano desta pandemia, e quero acreditar que muito mais fortes e mais conscientes.
Ampliada estará a conciência da nossa finitude, da nossa condição humana, das nossas necessidades mais básicas. Teremos encontrado, neste caminho pandémico, o que é absolutamente necessário para a nossa felicidade e o que claramente é acessório. Andávamos, não raras vezes, com estas permissas trocadas. Falo assiduamente neste espaço em felicidade porque, basicamente, considero que devia ser sempre esse o motivo da nossa busca, e de cada despertar.
Terminamos 2020 um pouco mais felizes com a chegada da vacina, uma solução quase milagrosa que foi já administrada a alguns milhares de profissionais de saúde. Está iniciado este longo processo que, queremos acreditar, nos trará gradualmente a vida que tínhamos e que desejamos recuperar. O processo será longo.
A destruição é vasta neste campo de batalha. Alguns pereceram nela, muitos ficaram com mazelas para a vida toda. Vai demorar a recuperarmos tudo o que perdemos nesta luta desigual.
Mas estamos aqui. Eu deste lado, agarrado ao teclado, e o leitor desse, e à nossa volta milhares e milhões de pessoas que certamente partilham deste nosso ainda ténue sentimento de triunfo. Queremos muito e temos a certeza de que seremos capazes de recontruir o nosso mundo. E um mundo bem melhor, se não esquecermos 2020.
A equipa do Mais Guimarães deseja-lhe um Feliz Ano Novo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.