Arquivo Municipal de Guimarães assinala 90 anos da sua fundação

Lançamento do Boletim de Trabalhos Históricos de 2021 contará com a presença e apresentação dos artigos pelos seus autores.

arquivo-barra_fb

No dia 27 de junho de 2021 celebram-se os 90 anos de fundação do Arquivo Municipal de Guimarães, designado, desde 1952 de Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (AMAP), em memória do seu patrono.

Apesar de ter sido criado por decreto (nº 19.952 de 1931), a sua inauguração ocorreu dois anos mais tarde, em 14 de outubro de 1934, no antigo edifício dos Paços do Concelho. Atualmente encontra-se instalado na denominada Casa Navarros de Andrade.

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta propõe, no dia 27 de junho, uma “viagem de 90 anos”, a partir do site oficial. Entre os dias 27 e 30 de junho, nove investigadores vão dar o seu testemunho sobre o AMAP, através de vídeos partilhados no Facebook.

No dia 30 de junho será ainda promovida a conferência “Alfredo Pimenta e Alfredo Guimarães: Arquivo e Museu, duas realidades de há 90 anos”, por Barroso da Fonte, e apresentado o catálogo do Acervo do Alfredo Pimenta.

As iniciativas continuam a 17 de setembro, com a conferência “O Notarial Privativo da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira” e, a 1 de outubro, com a apresentação de artigos publicados no Boletim de trabalhos 2020. A 14 de outubro será o lançamento do Boletim de Trabalhos Históricos 2021.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES