Maioria dos vimaranenses usa o carro
O uso da bicicleta como meio de transporte é residual.
A maioria dos vimaranenses usa o automóvel nas suas deslocações pendulares de casa para o trabalho ou para a escola. Em segundo lugar estão as deslocações a pé e o autocarro só surge como terceira alternativa, o uso da bicicleta é residual.
Para 62,2% dos vimaranenses o carro próprio é o transporte de eleição para as deslocações diárias, 18,22% andam diariamente a pé para chegar ao trabalho ou à escola. O autocarro surge em terceiro lugar, com 17,71% dos munícipes a usarem este meio de transporte no dia a dia.
A bicicleta só é usada por 0,13% como meio de transporte diário, o que faz de Guimarães a cidade do Quadrilátero onde os velocípedes são menos usados. Todavia, a bicicleta ainda é muito pouco usada em todo este território: Barcelos (0,39%), Famalicão (0,26%) e Braga (0,17%).
Uma das cidades portuguesas onde o uso da bicicleta já entrou nos hábitos das pessoas é Aveiro, onde a percentagem dos que a usam nas suas deslocações diárias é de 2,84%.
Estes números são do projeto “BooST – Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes” e têm por base os Census 2011. O projeto aponta para um cenário de aumento do uso da bicicleta (ITDP 2021) que teria impactos económicos e ambientais.
Num cenário em os vimaranenses tivessem aumentado o uso da bicicleta como meio de transporte em 2,02% nos últimos dez anos, a poupança diária em combustível seria de 2.199,86 euros. Estas projeções poderão ser avaliadas brevemente, quando os resultados dos Census 2021 sobre este tema forem conhecidos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 30, 2024
O centro histórico de Guimarães foi palco de um evento que apresentou uma nova visão para o futuro do comércio local, no âmbito do projeto Bairro 1128.
Outubro 30, 2024
A jovem atleta de 15 anos da equipa feminina Sub-19 do Vitória SC, Constança Fernandes, assinou um contrato de formação com o clube.
Outubro 30, 2024
Para responder a esta situação de emergência, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães lança um apelo urgente: doar sangue e ajudar a salvar vidas.