A cidade prepara-se para a chegada das trotinetes

Guimarães prepara-se para a chegada das empresas de partilha de trotinetes elétricas, velocípedes e outros veículos equiparados. O executivo camarário votou, na segunda-feira, dia 8, o início de um procedimento para a aprovação de um regulamento para estes sistemas de partilha de mobilidade ligeira.

Foto: DR

As trotinetes e bicicletas elétricas já estão disponíveis em várias cidades portuguesas, depois de terem chegado ao mercado nacional, em outubro de 2018. Lisboa, Almada, Cascais, Faro, Coimbra, Maia, Gondomar, Figueira da Foz, Matosinhos e Braga são exemplos de municípios possuem oferta deste tipo de mobilidade.

A Lime foi a primeira marca a introduzir as trotinetas elétricas em Portugal, começou com cerca de 400 viaturas em Lisboa.

Os problemas associados a esta nova forma de mobilidade, nas cidades onde já está instalada, não demoraram muito a notar-se. Veículos abandonados em cima dos passeios, em frente à entrada de garagens, largadas na via (deitadas). Também há registo de muitos casos de vandalismo contra as viaturas, em Lisboa já se viram trotinetes atiradas ao Tejo.

Em Braga, em agosto de 2019, a instalação do serviço de aluguer de trotinetes e bicicletas partilhadas foi acompanhado da conversão de 90 lugares de estacionamento automóvel para estacionamento destes veículos de mobilidade suave. Apesar do serviço de partilha da CIRC, em Braga, obrigar os utilizadores a criar uma conta para permitir o acesso a uma trotinete elétrica e ter um cartão de crédito associado, estas continuam a aparecer abandonadas em vários locais da cidade.

Os vimaranenses têm agora a oportunidade de se pronunciar sobre o que querem para a mobilidade ligeira no seu concelho. Os interessados em dar contributos para a elaboração do regulamento têm dez dias para manifestarem o seu interesse, após a publicação do aviso na página de internet da Câmara Municipal de Guimarães.

Os contributos devem ser apresentados por escrito, em requerimento dirigido ao Presidente da Câmara de Guimarães.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?