A CORRER OU A ANDAR, CERCA DE 800 PESSOAS VÃO PERCORRER OS TRILHOS DE SÃO TORCATO

A vila acolhe a 2.ª edição da prova. Entre atletas, acompanhantes e staff são esperadas cerca de 1500 pessoas nas ruas no próximo domingo. O trail “quer ajudar a desenvolver a vila” e pode alavancar o comércio da região.

Está ao virar da esquina o Trail da Vila de S. Torcato. Na 2.ª edição, os trilhos da vila vão ser percorridos por 800 pessoas, mas são esperadas cerca de 1500 nas ruas no próximo domingo, dia 10 de novembro. A prova tem início e fim no Santuário – recentemente elevado a Basílica -, num evento que tem como uma das bandeiras a dinamização da vila. “A prova quer ajudar a desenvolver a vila. No último ano, verificamos que o comércio da vila é afetado positivamente por esta iniciativa”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia, António Alberto Martins, que na apresentação desta edição reiterou a importância do “retorno financeiro” para a região numa edição que vai contar com participantes de todo o país e de Espanha.

“No seu ano de estreia esgotou as inscrições e conseguimos que os atletas viessem novamente, se inscrevessem e esgotassem as vagas da 2.ª edição. O trail da Vila de São Torcato é mais do que uma prova desportiva. Queremos registar e promover a vila. Para isso, nada melhor do que promover as paisagens e os trilhos da região e que tão boa impressão causou aos 900 participantes de há um ano”, lembrou Alberto Martins.

Entre atletas, acompanhantes e staff são esperadas cerca de 1500 pessoas nas ruas no próximo domingo. Este ano, a organização tem preocupações acrescidas ao nível ambiental. Fazendo referência ao facto de a vila ser considerada uma Eco-Freguesia, o autarca afirma que a prova deste ano sai à rua com uma “preocupação ambiental” vincada e um dos objetivos passa por erradicar o plástico: “Para alem dos copos reutilizáveis, eliminamos as fitas de marcação no monte, que são grandes focos de poluição. Investimos em fitas reutilizáveis de náilon que vão ser reutilizadas nos anos seguintes.”. “Queremos afirmar esta prova como prova de referência nacional”, acrescentou.

Passear, jantar e dormir

Sublinhado a boa impressão deixada aos 900 participantes do ano transato, o autarca aponta baterias à consolidação da prova e conta, este ano, com a certificação da Associação de Trail de Portugal. “Um orgulho”, diz o edil, acrescentando que uma das secções da prova – trail longo – vai fazer parte do circuito da Taça de Portugal de Trail.

Mas a prova não é só para os corredores. Quem quiser calcorrear os trilhos da vila também vai ter oportunidade de o fazer. Para além do trail longo, com 24 quilómetros, as inscrições abriram também para o trail curto (15 quilómetros) e para a caminhada (oito quilómetros). ” Teremos 800 participantes diretos nas três distancias”, afirma

Os participantes na competição vão contar um kit com um folheto turístico da vila de S. Torcato, já que nesta edição há participantes espanhóis que depois podem acabar por “passear, jantar ou dormir” na área.

Na ótica do autarca, “a tendência” é para que a prova cresça. Este ano, o Trail surge poucos dias depois do Santuário ser elevado a Basílica. Com a meta virada para essa construção, a autarquia pretende tirar partido dos símbolos máximos da vila.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?