A Cozinha por António Loureiro é o primeiro restaurante “Zero Resíduos” da Europa

O restaurante A Cozinha por António Loureiro foi certificado como o primeiro restaurante "Zero Waste Business" (Zero Resíduos) da Europa, pela Mission Zero Academy (MiZA).

a-cozinha-Barra-+G-10-anos

O restaurante A Cozinha por António Loureiro foi certificado como o primeiro restaurante “Zero Waste Business” (Zero Resíduos) da Europa, pela Mission Zero Academy (MiZA).

© Direitos Reservados

“O restaurante passou a auditoria externa da MiZA, demonstrando ter conseguido implementar medidas de redução dos resíduos produzidos, assim como de incremento da reutilização e da reciclagem em todos os processos e áreas funcionais da sua atividade, tendo obtido duas das três estrelas possíveis do programa de Certificação ‘Zero Waste Business’, cuja implementação continuará durante 2023 e 2024”, refere a associação ambientalista Zero, em comunicado enviado à agência Lusa.

O “Zero Waste Business” é uma certificação orientada para restaurantes e sector da hotelaria que pretendam acelerar o processo de transição para uma maior sustentabilidade na sua atividade, comprometendo-se com objetivos de circularidade, implementação de soluções de prevenção de resíduos e boas práticas de economia circular à escala local.

Nas redes sociais, António Loureiro lembra que “a sustentabilidade sempre foi um dos pilares d’A Cozinha”. Desde o início da atividade em 2016, “a filosofia do restaurante tem-se pautado pelo compromisso de minimizar ao máximo o impacto da nossa atividade no Ambiente”.

A Sustentabilidade d’A Cozinha, adiantam, “assenta sobretudo no respeito, na essência e nobreza dos produtos que usamos; privilegiando a sazonalidade, a escala, a partilha, as parcerias, a formação e valorização dos recursos humanos”. O restaurante desenvolveu ainda “estratégias de km zero, de desperdício zero, de valorização, implementamos metodologias e processos de monitorização da nossa atividade envolvendo toda a equipa no pressuposto da sustentabilidade”.

O processo de certificação “Zero waste” iniciou em 2022, tendo sido um “processo exigente que envolveu toda a equipa d’A Cozinha”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES