A fibra dos Nicolinos contra a corrente dos dias
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesDeu uma novela o arranque da edição deste ano das Festas Nicolinas, as festas dos estudantes de Guimarães, a maior das manifestações do bairrismo vimaranense.
Sendo da responsabilidade dos estudantes, que ao longo de quase quatro séculos as organizam e mantém, são baseadas, naturalmente, numa forte irreverência e, por vezes, digamos, uma certa irracionalidade. Mas tudo bem, foi assim que se afirmaram, é assim que são, e talvez por isso a sua força se mantém tão viva como ficou bem provado nestes últimos dias.
Depois de a edição de 2020 ter sido muito limitada pela pandemia da covid-19, este ano, os Nicolinos ansiavam poder voltar às ruas com a vitalidade habitual. Mas a preocupação foi aumentando com os relatos da subida dos casos de covid-19 no país, e em Guimarães também. Mas aqui, em Guimarães, com a realização de eventos como a latada, a receção ao caloiro, diversos espetáculos com alguns milhares do Multiusos, nos estádios de futebol, e com a possibilidade da permanência de pessoas, por vezes às centenas, nos bares, e sem máscara, faziam prever a realização dos números nicolinos, com alguns cuidados e restrições, que seriam naturalmente aceitáveis.
Na sexta-feira ao final da tarde, e depois da notícia de que a Saúde Pública considerava não haver “impedimento legal” para a realização do cortejo, em comunicado, a subcomissão da proteção civil da Câmara Municipal avançou com a decisão da sua não autorização.
Os Nicolinos revoltaram-se de imediato invadindo, acredito que num ato espontâneo e irrefletido, a Assembleia Municipal que decorria no Auditório da Universidade do Minho. Encheram no sábado as ruas da cidade na última moina e esta segunda-feira percorreram, embora sem o pinheiro, levantado excecionalmente pela manhã, as ruas e praças da cidade, demonstrando todo o seu amor às festas e claramente não terem percebido os motivos da não autorização do cortejo.
A pandemia ainda aí está, é inegável, e são necessários muitos cuidados. Desde logo, é necessário melhorar a comunicação e a explicação das decisões, de quem tem obviamente que as tomar.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.