A MENSAGEM DE NATAL DE DOMINGOS BRAGANÇA PARA OS VIMARANENSES

“O Natal é um tempo que convoca a união das famílias, dos amigos e do reforço dos seus laços afetivos. É um tempo especial, de disponibilidade para os outros e para os afetos que desejamos manter ao longo do ano. Quero, por isso, dirigir uma palavra muito especial a todas as famílias e instituições Vimaranenses. Ambas são um abrigo fundamental para obtermos a força necessária para vencermos os momentos menos fáceis.

Natal significa comunhão e partilha! Aqueles que terão mais posses compartilham com quem menos tem. Natal é incluir os nossos cidadãos e, sendo Guimarães um concelho de pessoas generosas e solidárias, os Vimaranenses, conhecidos por serem uma referência nas relações humanas e sociais, vivem esta quadra natalícia com particular sentido de ternura e responsabilidade social.

Natal é sinónimo de fé, otimismo, confraternização, paz, alegria e solidariedade. O meu Natal foi sempre vivido num ambiente muito familiar e tradicional, com muita alegria e com muitas pessoas à volta da lareira para contar as nossas histórias. A história da família e os detalhes mais engraçados das relações fraternas.

A Consoada era e continua a ser tradicional, com o bacalhau e as batatas cozidas como prato principal. A mesa de Natal estava preenchida com doces e pratos tradicionais, confecionados pela minha mãe. Este ritual faz parte do nosso Património, pois é extremamente importante viver os momentos simbólicos e as quadras tradicionais da nossa cultura.

Nas minhas memórias de infância, lembro-me que os presentes apenas eram abertos no dia 25 de dezembro, de manhã. Acordávamos e as prendas estavam perto da Árvore de Natal e do Presépio. A alegria era imensa! Para nós, era o Menino Jesus que dava a prenda e ficávamos muito contentes com presentes simbólicos.

A alegria de participar na reunião de Família é sempre uma característica dominante e que valorizo imenso. O verdadeiro significado do Natal não está nos presentes materiais que damos ou ganhamos, mas sim no Amor verdadeiro que podemos compartilhar com o próximo.

Espero que as famílias Vimaranenses aproveitem este Natal para ter esperança. Devemos buscar ânimo e ser solidários. Da minha parte, terão sempre no Presidente de Câmara um amigo que estará ao lado dos Vimaranenses para que possamos replicar, ao longo do ano, o verdadeiro espírito do Natal, com amor, carinho, ternura, afeto e partilha.

Nesta quadra festiva, formulamos sempre coisas boas para os nossos amigos e para a nossa Família. É isso que pretendo para as pessoas de Guimarães. A todos os Vimaranenses, desejo um Santo e Feliz Natal e um Próspero 2018, repleto de harmonia e de desenvolvimento para o nosso Concelho.”

Domingos Bragança
Presidente do Município de Guimarães
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?