A Oficina abre nova formação do Bordado de Guimarães para candidatos em lista de espera
Mais de três dezenas de pessoas candidataram-se para as primeiras sessões de formação do Bordado de Guimarães, que arrancaram este sábado, dia 13 de janeiro. Para dar resposta ao elevado número de candidaturas, A Oficina abrirá novas vagas para as pessoas em lista de espera.
Catarina Pereira, da direção artística d´A Oficina, adiantou que A Oficina “vai fazer mais ações porque tivemos muita adesão na primeira sessão e as pessoas (em lista de espera) serão contactadas nesse sentido, para que tenham oportunidade de frequentar uma ação do Bordado de Guimarães.”
Catarina Pereira considera que o Bordado de Guimarães “é uma tradição muito arreigada no território e as pessoas identificam-no como uma marca da cidade. O bordado é certificado, o que dá um valor acrescentado aos recursos, à história e ao património de Guimarães.”
Além disso, a diretora artística acrescenta que este tipo de tradições “são importantes de se manter no sentido de as pessoas darem valor ao seu passado e à história de Guimarães.” Manter vivo o Bordado de Guimarães “é uma missão que A Oficina tenta ajudar a que se concretize, porque isto é uma mais valia para o património cultural de Guimarães, tornado também mais rico o conhecimento das pessoas que ficam com o legado ancestral.”
Sameiro Fernandes, formadora e bordadeira certificada, explica que as sessões visam “ensinar os pontos básicos do bordado àqueles que têm vontade de aprender e para quem quiser ficar a conhecer um pouco da história desta tradição.”
Sempre com grupos de pessoas diferentes nas suas sessões de formação, Sameiro Fernandes considera importante “levar o bordado para um público diferente e mais jovem”, acrescentando que até participam pessoas de fora da cidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
A candidatura de Victor Hugo Salgado lançou em comunicado a suspensão das iniciativas da campanha devido à declaração de situação de alerta esta terça-feira.
Setembro 17, 2024
Este fim de semana jogou-se a quarta ronda do campeonato Pró-Nacional. Duas equipas vimaranenses venceram com o mesmo resultado.
Setembro 17, 2024
Um homem de 76 anos foi encontrado sem vida na sua residência, localizada no lugar de Alvite, na vila das Caldas das Taipas.