A Oficina apresenta projeto do Centro de Estudos Alberto Sampaio
O Centro de Estudos Alberto Sampaio ficará localizado na sua casa de nascimento, na Rua da Rainha D.ª Maria II, no edifício onde se encontra atualmente a Loja Oficina.

LO_Apresentacao-do-Centro-de-Estudos-Alberto-Sampaio-barra
Em memória do legado de Alberto Sampaio (n. 1841 – f. 1908), que continua a inspirar as novas gerações de estudiosos em múltiplas áreas do saber, A Oficina irá criar o Centro de Estudos Alberto Sampaio (CEAS), localizado na sua casa de nascimento, no n.º 132 da Rua da Rainha D.ª Maria II, em pleno centro histórico de Guimarães, edifício onde se encontra atualmente a Loja Oficina. A apresentação pública do projeto terá lugar precisamente na Loja Oficina, no próximo dia 18 de novembro, às 18h00.

Alargando o conceito da exposição “In Memoriam”, inaugurada em 2019, que se encontra atualmente patente na Loja Oficina, bem como o estudo desenvolvido por Emília Nóvoa Faria e António Martins que deu origem ao livro “Casa Alberto Sampaio: Uma saga de quatro gerações”, editado em 2020, A Oficina pretende dar uma “maior visibilidade ao percurso de um grande mestre, alargando e divulgando o conhecimento da vida e obra de Alberto Sampaio, sem dúvida uma figura incontornável da cultura portuguesa”.
O futuro CEAS constituir-se-á como um novo espaço de encontro, criado para aproximar investigadores e várias entidades locais, nacionais e internacionais que, de algum modo, têm concretizado trabalho de pesquisa e publicação em matérias de conhecimento desenvolvidas e aprofundadas por Alberto Sampaio. Será um espaço de arquivo e de estudo, mas também um núcleo difusor do pensamento e da obra do seu patrono, honrando a sua memória através da instigação de novas pesquisas e ações, na senda do seu espírito inquieto e do mesmo modo como observava o mundo.
A criação do Centro de Estudos Alberto Sampaio permitirá programar e dinamizar estudos e atividades de caráter histórico, cultural e científico para públicos diversos, seja por iniciativa d’A Oficina, entidade promotora, seja em conjunto com outras entidades parceiras. A partir do CEAS, será possível disponibilizar para consulta, in loco ou por via digital, acervos documentais valiosos que permitam alargar o conhecimento não só de Alberto Sampaio, do seu trabalho e do seu tempo, mas também que documentem a forma como o valorizamos no presente.





