A Oficina prepara concurso para substituir Marta Mestre que em janeiro assume funções no CCB

A Oficina anunciou, na sexta-feira, dia 08, a saída de Marta Mestre da direção artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). A decisão partiu da mesma e esteve relacionada com questões pessoais.

© Direitos Reservados

O vereador Paulo Lopes Silva avançou, no final da última reunião municipal, que, em janeiro, Marta Mestre irá iniciar funções na equipa de curadoria no Centro Cultural de Belém.

Marta Mestre é natural de Beja, chegou a Guimarães para ocupar o cargo há quatro anos, em setembro de 2020, substituindo Nuno Faria, que ocupou o cargo durante seis anos.

Licenciada em História da Arte pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Cultura e Comunicação/Museologia pela Universidade de Avignon, em França, antes de chegar a Guimarães, foi curadora do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, curadora-assistente do Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, curadora-convidada e professora da Escola de Artes Visuais Parque Lage, também no Rio de Janeiro. Em Portugal, entre outras atividades, foi curadora do Centro de Artes de Sines. Marta Mestre vai agora abraçar “novos desafios”.

Paulo Lopes Silva assegurou que de Marta Mestre, Guimarães ficou com “as melhores referências”. O CIAJG reúne o espólio do artista plástico José de Guimarães e inclui um programa de exposições temporárias de arte contemporânea.

O foco agora está no processo de substituição e, em breve, “A Oficina vai lançar um concurso aberto ao público, para recrutar nova direção artística, em concertação com o Mestre José de Guimarães”, disse o vereador. O perfil, referiu, deve ser tido em linha de conta com o de Marta Mestre e o seu antecessor, numa lógica de trabalho de continuidade.

A autarquia assume também a preocupação com a captação de mais visitantes ao CIAJG. “As artes só fazem sentido quando conseguem chegar às pessoas e a nossa preocupação com os números é presente. Queremos chegar à comunidade, sem perder a linha de conta do trabalho artístico que é necessário fazer naquele espaço”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES