A política à frente da saúde e bem-estar dos cidadãos

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais Guimarães

Está pronto, desde 2018, no serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, um Laboratório de Hemodinâmica. Ali, no serviço, nos últimos anos, foram investidos cerca de 2,5 milhões de euros, fruto de um valioso trabalho realizado pela Liga de Amigos do Serviço de Cardiologia do HSOG em parceria com o Rotary Clube de Guimarães e que envolveu a sociedade civil vimaranense.

Há três anos que o Laboratório de Hemodinâmica está pronto a funcionar e até os técnicos e equipas médicas receberam formação adequada para prestarem os serviços que o laboratório permite. Há três anos que, com todas as condições asseguradas, os doentes, alguns deles em estado crítico, continuam a ser transferidos para Braga ou Vila Nova de Gaia. Algumas vidas se perderam pelo caminho.

Domingos Bragança, na última reunião de câmara, classificou de incompreensível a situação e o atraso no licenciamento do serviço, deixando no ar que um parecer do Hospital de Braga pode ser o motivo para os atrasos. Ora, tal como pelos corredores se diz, mais depressa abre um segundo Laboratório no hospital bracarense do que é autorizado o funcionamento do que está pronto no Hospital público vimaranense.

Em resposta a Mariana Silva, no Parlamento, a ministra da saúde, Marta Temido, diz que os recursos do SNS “têm de ser concentrados e rentabilizados”, permitindo-nos perceber que a ambição vimaranense terá que percorrer um caminho difícil para atingir o objetivo nobre, o de prestar um serviço, tantas vezes urgente, com qualidade e o mais rapidamente possível, à população que o Hospital serve.

Mais do que um problema de organização do Serviço Nacional de Saúde, estamos, neste momento, e estou bem certo disso, com um problema que só será possível ultrapassar com peso político. A política que, neste caso, está a ser colocada à frente da saúde e bem-estar dos cidadãos.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?