A saudável irreverência das Nicolinas
Enquanto em Guimarães houver um estudante com força para tocar, com alma, num zabumba, a festa viverá, altiva e triunfante, e ninguém poderá acompanhá-la à tumba! Pregão de 1905, de João de Meira.
Quando sai esta edição do Mais Guimarães, 06 de dezembro, é dia de S. Nicolau, padroeirro dos estudantes e motivo para as festas nicolinas, assim batizadas por João de Meira no início do século 19.Pelo que se sabe, estas festas realizam-se há, pelo menos, três séculos na cidade-berço.
Com características mais pagãs que cristãs, envolvem e enriquecem os estudantes vimaranenses em números muito diversos. São também exemplo de resistência, como a que aconteceu há oito décadas e que vale a pena lembrar.
Em 1943, os estudantes do Liceu de Guimarães foram impedidos pelo diretor da escola de realizarem a eleição da Comissão nas instalações do estabelecimento de ensino. O impedimento incluía também a intenção de ingerir na determinação dos membros da Comissão desse ano, que deveriam ser sufragados e aprovados pela direção da escola.
Não concordando com tal procedimento, os alunos ter-se-ão dirigido para casa da Sra. Aninhas, também agora conhecida por mãe dos estudantes de Guimarães. Por serem em grande número para casa tão pequena, e tendo natural dificuldade em realizar ali a eleição, colocaram-se de novo ao caminho na direção do tanque do Carmo, o Chafariz do Toural, tendo aí eleito a Comissão de 1943, fugindo ao crivo do Estado Novo à doutrina da Mocidade Portuguesa.
José Luís Xavier Fernandes é ainda vivo e foi eleito 1º secretário naquela altura.
Aí está um exemplo da irreverência que se espera dos nossos jovens, característica em que estão imbuídas as festas nicolinas e que esperamos nunca se perca.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 15, 2024
Domingos Bragança concorda que o concelho precisa de uma agência para a captação de investimento, mas já não vai acontecer nos meses que lhe restam como presidente da Câmara.
Outubro 15, 2024
Ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18, Afonso Meireles participou na conquista do Torneio das Quatro Nações. O médio vitoriano foi chamado em todos os jogos, tendo sido titular no segundo e terceiro duelos.
Outubro 15, 2024
Cerca de 80 pessoas marcaram presença no jantar do Primeiro Aniversário do Clube Atlético Santa Marinha da Costa realizado na Penha na noite do passado sábado, 12 de outubro.