A SEXTA CORDA DO FIGG TOCA-SE COM CONCERTOS E MASTERCLASSES

Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG) inicia este sábado e conta com 10 concertos para ver no CCVF, no Conservatório de Guimarães e no Paço dos Duques de Bragança.

A sexta edição do FIGG é organizada pela Sociedade Musical de Guimarães (Conservatório de Guimarães). © Direitos Reservados

Pelo sexto ano consecutivo, o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães ocupa a quadra natalícia vimaranense. Este ano, o festival conta com 10 concertos, masterclasses e um concurso para músicos emergentes. A sexta edição começa este sábado e estende-se até 29 de Dezembro, com 10 concertos a partir do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), do Conservatório de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança.

Aniello Desiderio é o destaque de um cartaz que tem ainda nomes como David Carmona, Mateusz Kowalski e os portugueses Duo Sirius e Francisco Luís. O leque de atuações completa-se com Pablo Menéndez, Cassie Martin, Pavel Ralev, Maja Karlj e Bruno Pino Mateos, músicos oriundos da plataforma Eurostrings. No FIGG há também espaço para masterclasses – aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público – com nove sessões este ano. Entre os “professores”, encontram-se guitarristas com concerto marcado para este ano, como Aniello Desiderio, mas também presenças em edições passadas, como Dejan Ivanovich.

O Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães, que nasceu com o festival, em 2014, vai realizar-se novamente; a categoria júnior desenrola-se logo no primeiro dia, 21 de Dezembro, enquanto as categorias seniores (F e G) têm palco nos dias 27 e 28, no CCVF. As provas vão acolher guitarristas da Europa, mas também da China e de países do outro lado do Atlântico, como México, Venezuela e Brasil. O Concurso é “um dos momentos mais importantes deste festival”, segundo o diretor artístico, Nuno Cachada.

A sexta edição do FIGG é organizada pela Sociedade Musical de Guimarães (Conservatório de Guimarães), com coprodução d´A Oficina e direção artística de Nuno Cachada.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?