A Talento desbloqueia o teu futuro!
A Talento – Formação inaugurou em setembro as suas novas instalações no edifício do antigo colégio Egas Moniz, junto ao parque da cidade, em Guimarães.
As novas instalações, amplas e modernas, permitem à Talento oferecer ainda melhores condições a nível de instalações aos formandos, mas também cumprir o objetivo da empresa de formação, de crescer na cidade berço.
A Talento é uma empresa de formação profissional, com 19 áreas de formação certificadas pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), que tem como objetivo “dar um impacto positivo e transformador na vida dos seus formandos, através de numa abordagem humanizada à formação”, conta à Mais Guimarães Joana Maia e Silva, diretora de operações da Talento.
Para que isto seja possível, a Talento implementa uma “metodologia 360º, oferecendo um acompanhamento pedagógico próximo e cuidado desde o momento da escolha do curso até à inserção no estágio curricular opcional”.
O PROJETO TALENTO – FORMAÇÃO SURGE EM 2016, COM O PROPÓSITO DE OFERECER SOLUÇÕES FORMATIVAS QUE “AJUDASSEM A DESENVOLVER TALENTOS, CONCRETIZAR SONHOS, IMPULSIONAR CARREIRAS E CUMPRIR AMBIÇÕES”
O objetivo foi criar uma empresa de formação profissional que se diferenciasse, não só pela qualidade formativa, mas também pela humanização dos seus serviços. “Haver uma verdadeira preocupação com o formando e com o impacto que a jornada formativa tem e terá na sua vida pessoal e profissional”, acrescenta a responsável.
A oferta formativa da Talento procura ir de encontro às reais necessidades do mercado de trabalho: “Não faria sentido termos cursos na nossa oferta formativa que o mercado não necessitasse ou que fossem obsoletos numa perspetiva de integração no mercado de trabalho”, diz Joana Maia e Silva.
A diretora de operações da Talento acrescenta que essa preocupação é conciliada com a adaptação da formação ao perfil, à realidade de vida e aos objetivos e sonhos dos formandos. E por isso, “o potencial formando, quando nos procura, primeiramente tem uma sessão de orientação pedagógica para o ajudar na escolha do curso certo, com base no seu talento, competências pedagógicas, perspetivas de carreira e no que o fará feliz e realizado”.
Fruto da qualidade do serviço e oferta formativa, a Talento tem tido um crescimento exponencial. Tendo iniciado a atividade em apenas três locais, atualmente, além de ter a oferta formativa em regime à distância/síncrona (via sala virtual), cada vez mais procurada, dá formação em cerca de 50 locais a nível nacional (Portugal continental e ilhas). Os locais podem ser consultados no site www.centrostalento.pt
A Talento, que já formou mais de 16.000 pessoas, é baseada numa equipa de mais de 400 colaboradores (entre formadores e restante equipa pedagógica, administrativa e de gestão), e conta ainda com mais de 3.500 parceiros a nível nacional, que colaboram com a empresa de formação no âmbito dos estágios curriculares opcionais.
É uma empresa que procura estar atualizada em várias frentes: identificando lacunas de mercado, novas tecnologias, sustentabilidade, programas pedagógicos de qualidade e que “vão evoluindo segundo o feedback e necessidades dos nossos formandos, equipa pedagógica e mercado de trabalho”, refere também Joana Maia e Silva.
Um dos investimentos que a Talento – Formação fez, “e do qual nos orgulhamos bastante ”, foi o RH+VALOR: Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais que integra a metodologia 360º e que é oferecida a todos os formandos que se inscrevem nos cursos, dando acesso a duas certificações.
Neste sentido, durante a sua jornada formativa, além de desenvolverem as competências do saber e saber-fazer, trabalham também as suas competências sociais e emocionais (saber-ser e saber-estar). “Este programa surgiu por ouvirmos o mercado e percebermos que, estas competências, são cada vez mais valorizadas e cruciais para a inserção no mercado de trabalho. Não basta sermos bons tecnicamente, quando temos várias lacunas no âmbito das soft-skills”, conta a responsável.
Estas precupações da Talento – Formação têm sido reconhecidas “não só pela satisfação dos formandos, com um grau de satisfação de 4,6, numa escala de 0 a 5, como também pelos prémios que a Talento tem recebido, como é o caso do Prémio de Empresa de Formação do Ano pelo “Prestige Awards” que a empresa venceu pelo 2º ano consecutivo (2022 e 2023).
NESTE MOMENTO, ATRAVÉS DE 19 ÁREAS DE FORMAÇÃO CERTIFICADAS PELA DGERT, A TALENTO – FORMAÇÃO DISPONIBILIZA UM LEQUE DE 23 CURSOS.
Como exemplos, há o curso de Assistente de Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Administrativa, Auxiliar de Medicina Veterinária, Massagem e Terapias de Spa, Auxiliar de Educação de Infância, Auxiliar de Saúde e Geriatria, Marketing Digital, Decoração de Interiores, Gestão Administrativa e de Recursos Humanos, entre outros.
Orgulhosa, Joana Maia e Silva fala dos “inúmeros casos de sucesso”, nomeadamente formandos que estavam sem qualquer perspetiva da sua vida profissional e que, através da formação e da realização do estágio curricular opcional, arranjaram trabalho e são felizes no mesmo, e outros que abriram os seus próprios negócios.
Outro tipo de testemunho que vai chegando à diretora de operações, fala na “empatia, prestabilidade e preocupação real da equipa pelo formando”.
O facto de haver este impacto tão “positivo e transformador, alimenta todos os dias a nossa motivação para continuarmos esta nossa missão e a nossa jornada de melhoria contínua”, termina Joana Maia e Silva.
Toda a informação está disponivel em www.centrostalento.pt
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.