AAUMinho lamenta “violência, discriminação e xenofobia” no Bar Académico de Braga
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) já se [...]

Uminho barra
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) já se manifestou, após algumas queixas e denúncias “relativos a atos de violência, discriminação e xenofobia ocorridos na concessão do Bar Académico de Braga, alegadamente por parte da equipa de segurança privada”.

Lamentando o sucedido, a associação reitera o “completo repúdio por todos e quaisquer comportamentos discriminatórios, que atentem contra os valores do respeito, igualdade e dignidade humana”.
Nas redes sociais, acrescentam ainda que “todo tipo de atitudes discriminatórias e de exclusão racial não representam os valores defendidos” pela comunidade académica”.
Nesse sentido, enquanto instituição promotora da salvaguarda dos direitos estudantis, lutam “para que a universidade seja um espaço de valores humanistas, pluralistas e onde fenómenos e demonstrações deste tipo não podem, nem devem, em qualquer contexto, ter lugar”.
No sentido de apurar responsabilidades e resolver o problema identificado, foi convocada uma reunião de emergência com os concessionários e com a empresa de segurança privada por estes adjudicada.