ABVP Travel Fest 2024: Bloggers e amantes de viagens voltam a reunir em Guimarães

O ABVP Travel Fest está de regresso a Guimarães nos próximos dias 11 e 12 de maio, no Teatro Jordão, para mais um encontro de bloggers e amantes de viagens e aventura. O videógrafo norte-americano Brandon Li é cabeça de cartaz do ABVP Travel Fest 2024.

© Brandon Li

“Em Guimarães cuidamos de um turismo sustentável e temos na ABVP o parceiro ideal para percorrer este caminho. Estou certo de que será mais uma edição inspiradora e memorável para todos os que se deslocarem a Guimarães no âmbito do ABVP Travel Fest”, refere Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Guimarães, que destaca o património histórico da cidade, a gastronomia e a “arte de bem receber dos vimaranenses, que deixarão seguramente marcas nos visitantes, muitos dos quais especializados na produção de conteúdos de viagem”.

Um dos destaques desta edição é a participação do videógrafo norte-americano Brandon Li, conhecido pela improvisação, autor do filme “The Passion of Andaluzia” e recente vencedor do Grande Prémio do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo com o filme Morocco Arise.

Brandon Li é um dos mais conceituados videógrafos de viagem internacionais e vem partilhar o seu saber no palco do ABVP Travel Fest 2024.

Entre o primeiro grupo de oradores anunciados, e numa edição focada nas comunidades locais, adianta o município, encontra-se também a brasileira Cris Marques (Raízes do Mundo), uma referência no seu país nesta temática, que vem ao encontro falar sobre “Turismo de Base Comunitária: o Poder das Viagens para Mudar Lugares”.

Também a indiana Shivya Nath, que foi “baixa de última hora” na edição de 2023, , premiada escritora de viagens, autora de bestsellers, vem mostrar “Como a narrativa de viagens pode capacitar as comunidades locais”.

© Shivya Nath

De Espanha chega Joan Torres, que abordará “A arte de viajar de mochila às costas em destinos extremos”, a sua especialidade e paixão – que tão bem retrata no blogue Against the Compass.

Guimarães é também o berço do etnógrafo Vítor Silva, mais conhecido por EthnoPoet, que apresentará uma “Jornada à Etnosfera: histórias de luta, esperança e aprendizagem desde os Himalaias à Amazónia“ – respetivamente onde vive atualmente e onde passou quase um ano da sua vida com uma tribo afastada da civilização.

Bernardo Conde, fotógrafo e o ideólogo do festival Exodus Aveiro Fest, vem explorar no palco do ABVP Travel Fest a temática de “Viajar com Propósito: Transformar Vidas em Madagáscar”.

Já o galego Vicente Fraga traz “apaixonantes histórias” da relação que tem com as suas gentes mais isoladas da sua comunidade.

O evento, que vai contar com outros quatro oradores de diferentes regiões, promoverá também debates em mesa redonda. Em 2023, o foco esteve na sustentabilidade ambiental e nos problemas levantados pelo excesso de turismo, enquanto este ano a tónica estará no turismo de base comunitária, as suas vantagens e desafios.

“Vamos manter a aposta na divulgação de documentários com impacto e que façam as pessoas refletir. Continuaremos a promover o debate em torno de assuntos de extrema importância, como é o caso do turismo de base comunitária, pilar fundamental na sustentabilidade socioambiental dos territórios”, refere Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP e autor do blogue de viagens Alma de Viajante.

© Bernardo Conde

O responsável está “extremamente satisfeito e honrado pelo facto de a autarquia de Guimarães renovar a aposta e entusiasmo em manter o festival na cidade, corolário lógico do festival de 2023, a todos os títulos memorável”.

Rui Barbosa Batista, vice-presidente da ABVP e autor do blogue Born Freee, destaca a qualidade do painel: “Ter em Portugal o Brandon Li, mundialmente conhecido na sua arte, é um raro privilégio que os entusiastas do vídeo e das viagens não devem desperdiçar. Mesmo! A diversidade das experiências e artes dos restantes oradores garantem um fim de semana de inspiração única, repetindo o enorme êxito da edição de 2023”.

Os bilhetes para o público em geral custam 30€ para os dois dias de palestras (e visitas gratuitas na sexta- feira anterior) – preço válido até ao fim do mês de março -, e podem ser adquiridos no site da ABVP. De referir que, a partir do dia 1 de abril, o passe do festival passa a custar 40€.

Os participantes terão ainda acesso gratuito a um conjunto de espaços na cidade, incluindo o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Município de Guimarães, na sexta-feira dia 10 de maio, véspera do início das palestras no Teatro Jordão, bem como descontos em vários hotéis e restaurantes vimaranenses.

SOBRE A ABVP
A ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover o desenvolvimento profissional dos bloggers que atuam no segmento de turismo, ao mesmo tempo que estimula a criação de relações éticas e transparentes com os leitores e com eventuais parceiros ligados ao turismo. Conta, atualmente, com cerca de 70 bloggers de viagem portugueses como associados.

A ABVP tem por vetores fundamentais de atuação valorizar o trabalho do blogger de viagens aos olhos do mercado e entidades externas, contribuir para capacitar os associados com ferramentas e conhecimentos para que possam ser cada vez mais competentes em cada uma das múltiplas vertentes do seu trabalho quotidiano, e ainda autorregular, estabelecendo um Código de Ética, a seguir por todos os associados, em nome da transparência para com os leitores e eventuais parceiros.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES