“Fábrica de brinquedos” para crianças com paralisia cerebral volta ao ativo
Uma vez mais, o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, vai levar a cabo a iniciativa de adaptação de brinquedos para crianças com paralisia cerebral, entre 11 e 14 de dezembro.
As crianças com necessidades especiais têm dificuldades em acionar os brinquedos tradicionais. E porque os poucos brinquedos adaptados que existem são extremamente caros, desde 2006, o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, adapta brinquedos eletrónicos durante a época natalícia, para que estes possam ser acionados por crianças com paralisia cerebral, explica o professor Fernando Ribeiro, da academia minhota.
Assim, entre os dias 11 e 14 de Dezembro, os brinquedos serão adaptados e a “Fábrica de Brinquedos” pode ser visitada no Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, mediante agendamento com o professor responsável, Fernando Ribeiro.
Apesar da adaptação ser diferente para cada brinquedo, explica o responsável pelo projeto, “o grau de complexidade poderá ser maior ou menor, e o tempo que demora pode também variar de poucos minutos a algumas horas”.
Mas estes factos, acrescenta, não demovem os alunos e docentes do Laboratório, que “dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa. O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias”, diz.
Nos dias 15 e 16 de Dezembro decorrerá a entrega dos brinquedos.
Nesta iniciativa solidária participam diversas entidades. A Câmara Municipal de Guimarães, que oferece os brinquedos, a Salus Live – Centro Terapêutico – que oferece brinquedos e faz a gestão da atribuição dos brinquedos, a botnroll.com – que oferece os componentes eletrónicos para as adaptações, e a Sociedade Martins Sarmento que participa na promoção e disponibiliza espaços para entrega dos brinquedos.
Até 02 de dezembro, os interessados podem candidatar-se para receber um brinquedo adaptado, através deste LINK
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 14, 2024
Não foi desta que o Moreirense inverteu a tendência de maus resultados fora de casa. Foi perder ao Nacional da Madeira, este sábado, pela margem mínima.
Dezembro 14, 2024
Inserido na programação de Guimarães Cidade Natal, há concertos e várias iniciativas que animam a comunidade por estes dias.
Dezembro 14, 2024
No Natal, os doces tomam conta das nossas mesas. A família reúne-se para partilhar conversas, reforçar laços e trocar presentes. Um momento que merece ser saboreado.