Ação do PCP “Aumentar salários e pensões. Para uma vida melhor” passa por Guimarães
Com esta ação nacional, o PCP afirma que o aumento dos salários e pensões é "justo, necessário, possível e urgente".
A ação nacional do Partido Comunista Português “Aumentar Salários e Pensões. Para uma vida melhor”, teve início no final de setembro.
Esta iniciativa visa contactar e esclarecer os trabalhadores, pensionistas, jovens, mulheres, as populações, “promovendo a expressão do seu descontentamento, a denúncia da sua situação, a afirmação dos seus problemas e a exigência de respostas”, que culminará num abaixo- assinado a entregar ao primeiro-ministro, cuja recolha de assinaturas decorrerá até março de 2025.
Os comunistas dizem ser justo que os “trabalhadores que produzem ou produziram toda a riqueza, ela tem de ser distribuída com justiça. É justo quando o risco de pobreza atinge 10 por cento dos trabalhadores. É justo quando 85 por cento dos pensionistas recebem menos de 500 euros mensais”.
Acrescentam ser particularmente necessário aumentar salários e pensões “quando os salários baixos são a regra e quando os preços não param de aumentar. É necessário para fazer face ao aumento do custo de vida e para fazer crescer a economia e o emprego”, e apontam o dedo ao “grande capital”, que “acumula e concentra cada vez maior riqueza. É possível porque, apesar das dificuldades dos trabalhadores e do povo, as grandes empresas e a banca acumulam milhões de euros de lucros todos os dias”.
Uma situação que, para os comunistas, provoca a “estagnação da economia” e uma “sangria de jovens com elevadas qualificações, em fuga de Portugal à procura de uma vida melhor, nem os elevados custos, da energia, combustíveis, juros, que asfixiam as pequenas e médias empresas para engordar ainda mais as multinacionais”.
Em Guimarães, a comitiva do PCP esteve à porta da empresa Amtrol, em Brito, no GuimarãeShopping, na Leoni em Fermentões, na feira de Pevidém e na das Taipas, na Cutipol, na Almeida Têxteis, na Zona Industrial do Cruzeiro, na Herdmar, entre muitas outras empresas e locais de trabalho. A recolha de assinaturas prosseguirá nos próximos dias em diversos pontos do distrito:
16 Outubro
10h00 – Feira, em Amares
13h15 – S. Roque, em Famalicão
13h30 – Lasa, em Guimarães
17h00 – Kyaia, em Guimarães
17 Outubro
10h30 – Feira, em Vizela
13h20 – Mundo Têxtil, em Vizela
13h20 – LusoIbérica, em Vizela
18 Outubro
13h20 – Lameirinho, em Guimarães
19 Outubro
9h30 – Mercado, em Braga
20 Outubro
9h30 – Feira das Velharias, em Vila Verde
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 2, 2025
O Moreirense arranca o ano de 2025 com uma partida frente ao AVS, marcada para este sábado, dia 04 de janeiro, às 15h30.
Janeiro 2, 2025
No dia 12 de janeiro, às 11h00, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) recebe o "Laboratório de Caretas", uma oficina conduzida por Rita Salomah, destinada a participantes a partir dos 6 anos de idade. Durante esta atividade, os participantes terão a oportunidade de explorar como o corpo reage à dança e de se imaginar em diferentes papéis e formas.
Janeiro 2, 2025
O voleibol de Guimarães já conhece os adversários dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. A equipa vitoriana masculina, liderada por Nuno Pereira, vai enfrentar a AA São Mamede, enquanto as conquistadoras, sob o comando de Diogo Botto, terá pela frente o CF "Os Belenenses", que joga na II Divisão Nacional.