ADCL edita livro baseado no projeto Então Vamos!

Numa lógica de investigação-ação e de participação comunitária, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) tem vindo a implementar diferentes projetos, entre os quais o projeto Então Vamos!.

então-vamos-adcl-barra_fb

Numa lógica de investigação-ação e de participação comunitária, a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) tem vindo a implementar diferentes projetos, entre os quais o projeto Então Vamos!.

O projeto Então Vamos! emergiu da reflexão, proposta pela ADCL ao conjunto de cidadãos do Centro Comunitário, sobre as necessidades e desafios no território do vale de S. Torcato resultando numa candidatura ao Orçamento Participativo 2013, promovido pela Câmara Municipal de Guimarães.

Na sua génese, este projeto visa o combate ao isolamento social dos cidadãos com mais de 65 anos que vivem sós ou com outro senior/idoso em freguesias rurais e dispersas, através do recurso à criação e às artes performativas. Vários seniores identificaram o interesse em continuar um trabalho de comunidade no âmbito das artes performativas, outros entendiam que devíamos pensar naqueles que estão mais sós e isolados, que menos acedem a bens culturais. Desta confluência nasceu o Então Vamos!, que se apresenta como um exemplo de “empoderamento de uma coletividade através do seu próprio movimento e vitalidade: das suas pessoas, da sua comunidade, das suas instituições, da sua cultura, da sua história e património”.

Um conjunto de seniores da comunidade propuseram-se a receber formação em teatro, assumindo-se como atores voluntários, criando espetáculos em itinerância pelas freguesias, mesmo nos lugares mais inusitados. Os múltiplos espetáculos, desenhados em cocriação pela diretora artística e os atores voluntários, devolvem aos espetadores “estórias que contam o património de uma comunidade e do território, alavancando o sentimento de pertença e o entusiasmo daqueles que criam como também dos que acolhem o projeto”. 

Com esta forma de fazer teatro de inspiração participativa, ao longo de sete anos, foram criados e construídos, com a comunidade, diferentes espetáculos e objetos artísticos assentes no interesse e recolha oral de memórias e histórias partilhadas pelos cidadãos com mais de 65 anos. 

A ADCL, reconhecendo em cada uma das peças muito da identidade social e cultural local, propôs-se a editar em livro com os textos criados e dramatizados pelo projeto. Este livro assume-se como um objeto vivo da expressão comunitária desenvolvida no Então Vamos!, da vontade e da ação desenvolvida pelos cidadãos, para os cidadãos e com os cidadãos. 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS