Adelina Paula Pinto: “Atravessamos tempos difíceis e precisamos de olhar para as crianças”

As aulas estão de regresso durante esta semana e Adelina Paula Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e vereadora da Educação, quer focar "nas competências e no bem-estar dos alunos". A autarca ressalva que o município "está a fazer de tudo para que a escola seja acolhedora".

adelina-paula-pinto

As aulas estão de regresso durante esta semana e Adelina Paula Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e vereadora da Educação, quer focar “nas competências e no bem-estar dos alunos”. A autarca ressalva que o município “está a fazer de tudo para que a escola seja acolhedora”.

© Direitos Reservados

Adelina Paula Pinto destaca que é importante “olhar para os alunos e priorizar a intervenção que é necessário fazer junto deles. A saúde mental está sempre inerente. A escola tem de ser, acima de tudo, um local de felicidade e bem-estar, e as aprendizagens virão a seguir”. A vereadora da Educação visa “apoiar os agrupamentos e escolas de todas as condições para começar com calma e serenidade”.

As escolas do primeiro ciclo e os jardins de infância já se encontram abertos e já receberam “milhares de crianças”, aponta a autarca. O município vai disponibilizar mais 750 vagas nas creches vimaranenses e Adelina Paula Pinto sublinha que “este ano, há mais dez jardins de infância abertos”. A dirigente revela que este aumento do número de vagas “significou um grande investimento por parte da Câmara nestes jardins de infância, para que as escolas tenham mais funcionários e possam alargar as atividades”.

Adelina Paula Pinto contou que, na semana passada, as escolas vimaranenses registaram cerca de 18.000 alunos, mas agora podem ser mais com a chegada de alunos emigrantes. A autarca vimaranense aponta também que “a integração das comunidades migrantes que escolheram Guimarães para viver é importante no regresso às aulas”.

A vereadora da Educação acrescenta que “as escolas e as crianças ganham imenso com a chegada das comunidades. Se percebermos que as nossas crianças serão adultos e vão ter de migrar, vão estar num mundo completamente diferente.” Considerando que a escola “deve ser um espaço aberto”, a autarca aponta que é importante “acolher todas as populações, que nos trazem valor acrescentado.”


PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES