Adjudicada obra da futura Escola de Engenharia Aeroespacial na antiga Fábrica do Arquinho

O Executivo Municipal de Guimarães aprovou, na reunião de Câmara desta segunda-feira, 30 de junho, a adjudicação da empreitada de requalificação da antiga Fábrica do Arquinho, em Urgeses, que será reconvertida na futura Escola de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho (UMinho).

© Direitos Reservados

A empreitada foi adjudicada à empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A., pelo valor de 12.789.759,97 euros (acrescido de IVA), com um prazo de execução de 730 dias (cerca de dois anos).

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis da maioria socialista e da coligação “Juntos por Guimarães” (PSD-CDS/PP).

O projeto prevê, além da instalação da Escola de Engenharia Aeroespacial, a criação de um instituto de investigação em materiais fibrosos e compósitos, Fibrenamics, numa parceria estratégica com a Universidade do Minho, reforçando a ambição de Guimarães como polo de inovação científica e tecnológica. A nova infraestrutura será dedicada à formação de engenheiros na área aeroespacial e ao desenvolvimento de projetos de investigação aplicada, com impacto nacional e internacional.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, classifica este projeto como “estratégico, e que posicionará Guimarães na vanguarda da formação e inovação tecnológica em Portugal”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS