Agigantar Abril em audiência oficial no Supremo Tribunal de Justiça
A Associação “Agigantar Abril” adianta, numa nota enviada à Comunicação Social, que foi recebida no Supremo Tribunal de Justiça, no passado dia 09, numa sessão de trabalho com o presidente do Supremo Tribunal e, por inerência, presidente do Conselho Superior da Magistratura, Juiz Conselheiro João Cura Mariano.

A reunião teve como objetivo “a partilha de reflexões e propostas sobre o atual estado da Justiça em Portugal”, sublinhando “a necessidade urgente de um posicionamento público firme e convergente de todos os protagonistas do setor”, refere o movimento. “Defendeu-se, de forma clara, que o sistema judicial deve ser priorizado de forma inequívoca como pilar estruturante da democracia e do Estado de Direito”.
Em nome da associação, o presidente, Carlos Caneja Amorim, destacou que é “imperativo o lançamento de uma política pública de investimento em larga escala na Justiça, com uma colossal alavancagem financeira, à altura dos desafios que o setor enfrenta”. A Agigantar Abril entende que o “próximo Orçamento de Estado para 2026 deve refletir este compromisso, com um aumento orçamental de ordem próxima dos dois dígitos, face aos exercícios anteriores”, afirmando que “só assim Portugal poderá afirmar-se como um Estado de Direito, de iure e de facto”, lê-se.
A Agigantar Abril dá ainda conta que “o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro João Cura Mariano, agradeceu a entrega do caderno de encargos para a Justiça elaborado pela Agigantar Abril, assegurando que o mesmo seria objeto de análise atenta pelas estruturas do STJ e do CSM”. Sublinhou ainda que todos os contributos com valia e intenção construtiva são acolhidos com abertura e espírito democrático”.
“Ficou ainda em aberto a possibilidade de colaborações futuras entre o Supremo Tribunal de Justiça e a Agigantar Abril, designadamente no âmbito de jornadas ou conferências dedicadas ao setor da Justiça, sempre que o debate se paute pela seriedade, densidade e abertura que o tema exige”, remata.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.
Abril 18, 2025
Chegou ao fim mais uma edição da campanha solidária “Cabazes de Páscoa”, promovida pelo Lions Clube de Guimarães. A iniciativa contou com a colaboração de várias entidades locais e permitiu a recolha de alimentos essenciais para compor 54 cabazes destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.